domingo, 28 de março de 2010

Histórias Boas do Mundo – 9

Ao contrário do que possa parecer quando ouvimos noticiários e passamos um olhar distraído por revistas e jornais, há várias boas notícias durante uma semana.
Já tínhamos mesmo seleccionado duas, quando nos apareceu uma terceira a que vamos dar mais importância.
Essas duas são :

- O êxito da campanha “Limpar Portugal” : 100 mil voluntários recolheram 70 mil toneladas de lixo !! ( peso equivalente a 260 aparelhos Airbus 380, o maior avião comercial do mundo). História boa seria que a mesma quantidade de lixo não voltasse a ser acumulada ...
- Uma equipa de investigadores do MIT desenvolveu um dispositivo que consegue transformar pequenas quantidades de água do mar em água potável graças à nanotecnologia - um método bastante mais simples do que os métodos de dessalinização habituais. O objectivo é criar um dispositivo portátil que possa ser utilizado em situações de emergência.

Mas a “história” que gostaríamos de destacar é a de três alunos do 12º ano que, no final de 2009, tiveram 20 a todas as disciplinas do 12º ano e ganharam um prémio de cinco mil euros, atribuídos em Março de 2010. História boa porque são jovens “normais”, que têm uma vida social e emocional rica mas que encaram o estudo como uma actividade séria. A Teresa, a Lígia e o Pedro são um exemplo, não porque se espere possível que muitos tenham aquelas classificações, mas um exemplo de que APRENDER podia ser coisa séria para muitos mais.
A Teresa fez o 12º ano em Coruche e, de todas as disciplinas, escolheu o Português para se candidatar ao prémio Padre António Vieira da Academia de Ciências de Lisboa. Escreveu um texto sobre “ a importância da língua e a forma como está relacionada com a vocação” . É aluna do 1º ano da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Lígia fez o 12º ano em Lamego e foi Matemática o que mais gostou de estudar e com ela concorreu ao prémio Pedro Nunes. Por estranho que pareça ( ou não), está também no 1º ano de medicina, no Porto.
Pedro estudou nos Salesianos de Manique, uma escola privada com protocolo estatal que considera um exemplo : “ une o melhor de dois mundos, é uma escola de missão, um projecto educativo de muita proximidade”. Escolheu História para concorrer e ganhar o prémio Alexandre Herculano. Tem um discurso cuidado e vivo, diz : “ sempre gostei muito da cultura da palavra … é um exercício desde miúdo … tenho uma quase obsessão pela originalidade e sempre tentei ter uma linguagem própria …” . Está em Lisboa, na Faculdade de Direito da Universidade Nova.

Lígia estuda com barulho, Teresa gosta do sossego completo. Lígia estuda durante mais tempo com “um olhinho na TV” ; Teresa concentra-se em pequenos períodos de tempo, nunca mais de duas horas “ e não todos os dias”. Teresa fala sozinha enquanto estuda e faz esquemas ; para ela, as aulas são essenciais e “pergunta até perceber”.
Pedro considera-se “ um curioso”, dá muita importância às aulas e “ nunca estuda de véspera ou usa cábulas”. Gosta de viver tudo “ com muita honestidade” .

Em relação a estes três jovens o êxito parece ter fórmula simples : famílias estruturadas, interesse pelo estudo e valorização das aulas, escolas com ambiente acolhedor e calmo. Acredito nessa “fórmula”.

1 comentário:

ZIA disse...

Ainda bem que estes exemplos, estes casos de sucesso de pessoas normais não nos deixam cair no desânimo. Eu também acredito que nesta nova geração há muita gente de fibra, só quero que os consigamos agarrar, não vão todos querer emigrar para onde lhes dêem outras condições, para onde sejam reconhecidos e apoiados.
Boas histórias estas!
ZIA