domingo, 18 de abril de 2010

Histórias Boas do Mundo – 12


Ontem, o alpinista João Garcia atingiu o cume do Annapurna, “ a deusa das colheitas” (Himalaias ,8 091m, Nepal), às 13.30, hora do Nepal ( mais 4.45 horas em relação a Lisboa) . Foi a sua 14ª conquista.
Desde 1993 que se propunha atingir o cume dos 14 picos com mais de 8 000 metros, situados nas cordilheiras dos Himalaias e de Karakoram ; tornou-se o único português a consegui-lo e um dos 11 que o fizeram sem usar oxigénio artificial.
Deixou para o fim a primeira montanha com mais de 8 000m a ser escalada com êxito, a
3 de Junho de 1950 por Maurice Herzog e Louis Lachenal – “ A Conquista do Annapurna” foi um livro da minha adolescência, escrito não sei por quem e que documenta essa aventura.

Com João Garcia chegaram ao cume da décima montanha mais alta do planeta, outros oito alpinistas, espanhóis e nepaleses, integrados na equipa de Edurne Pasabán, a espanhola que procura ser a primeira mulher totalista dos 14 cumes de 8000m.

“A primeira parte da ascensão, iniciada às 4h da madrugada, foi feita de forma rápida até aos 7900m. Na primeira comunicação-rádio, às 8 da manhã, a voz de João Garcia não denotava qualquer cansaço” mas ao fim da manhã, aos
7 900 m, a passagem por um estreito corredor de gelo tornou a subida muito difícil : "Foi preciso escavar degraus, e a progressão foi muito mais lenta nesta parte final da ascensão".

João Garcia é um exemplo de coragem, persistência e dedicação – uma BOA HISTÓRIA .

1 comentário:

ZIA disse...

Sempre segui as aventuras de João Garcia que muito admiro pela coragem, perseverança e gosto pelo risco e pelas alturas. Fiquei muto contente por mais esta vitória. As façanhas dele são bem um exemplo de uma boa história do mundo, levando ainda mais longe e alto o nome do nosso país. Que bom!
ZIA