sexta-feira, 16 de abril de 2010

No dia mundial da voz

A voz é, para mim, o instrumento musical mais extraordinário. Sempre fui muito sensível às vozes das pessoas que me rodeiam, com quem trabalho, com quem convivo. Até a vozes que cruzam o meu quotidiano, na rua, nos transportes, nas lojas…
Assim, tenho vozes que me são muito agradáveis, vozes que me tranquilizam, vozes que me irritam, vozes que me enternecem, vozes que me fazem sentir passarinhos na alma, vozes que detesto, vozes que me perturbam, vozes que me embalam, sei lá….
Depois gosto de muitas vozes, das vozes um pouco roucas, das vozes fanhosas, das límpidas e cristalinas, das vozes mais profundas, das vozes alegres mas também das tristes e dolentes e gosto de compreender o que o outro está a sentir através do seu tom de voz. Gosto daquelas vozes tão pessoais e características, daquelas que mal ouço ao longe ou ao telefone logo identifico. Daquelas vozes sublinhadas por sorrisos, das marcadas por uma profunda emoção em tudo o que comunicam, gosto de vozes que vibram, não gosto de vozes monocórdicas, gosto de vozes que na minha imagem mental correspondem à imagem que tenho das pessoas. Para todas as pessoas eu tenho uma voz. Gosto das vozes que me permitem sentir o silêncio que tão importante é para apreciar de novo os sons.
No dia mundial da voz lembrei-me de partilhar estas duas belíssimas vozes aliadas a uma excelente melodia e canção.

2 comentários:

peonia disse...

A voz é um instrumento essencial de comunicação e de trabalho, daí os cuidados que lhe devemos.
Vozes bonitas, expressivas no falar e no cantar.
Gostei de ouvir, Parabéns pela escolha!

goiaba disse...

Esta manhã ouvi um psicólogo dizer que quem perde a voz e a possibili-
dade de comunicar pode ser mais traumatizante do que deixar de ver ... bem, não sei. São dois bens preciosos.Obrigada por lembrares este dia - nunca tinha dado por ele, tal como o do café.