segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Coitados dos burros! Vivam os burros!


Uma pequena notícia no D.Notícias de domingo informa que, em Gaza, os “carros de burros” estão a ser substituídos por tuk-tuks . Os utilizadores reconhecem vantagens nestes veículos motorizados : alimentar um burro custa 4 a 6 euros por dia e o combustível para o triciclo 2 euros ( a gasolina, apesar de vir do Egipto, é mais barata do que a água) ; os burros morrem e são lentos, os tuk-tuks reciclam-se e são rápidos.
Claro que tudo é “importado” clandestinamente através da rede de túneis escavados sob a fronteira com o Egipto. Os tuk-tuks são fabricados na China, separados em peças e remontados em Gaza. Estão a ser um pequeno consolo para os antigos vendedores de automóveis que viram proibida por Israel a importação de carros.
E agora, o que vai acontecer aos burros que deixam de ser úteis? Continuarão a ser alimentados? Coitados!
( manter uma população sequestrada, com o nível de pobreza e com as carências que se verificam em Gaza, não é terrorismo? … )

Bem diferente pode ser a sorte do burro mirandês : a “Associação transmontana para o Estudo e Protecção do Gado Asinino” sugere que se ofereça um burro como presente no próximo Natal. Os preços variam entre 350 e 1200 euros – porque será?
Se tivesse espaço ainda pedia autorização ao Amon …

2 comentários:

ZIA disse...

Sempre tive uma estima muito especial pelos burricos. Gosto mesmo destes animais pachorrentos, meigos e trabalhadores, tantas vezes explorados!! Se um dis concretizámos os nossos sonhos - e temos de confiar plenamente - um ou mais burricos podem bem fazer parte das nossas listas e o Amon, depois de os conhecer bem, logo os vai aceitar!!
Abraços
ZIA

Rosa dos Ventos disse...

Gosto destes burros!
Têm olhos doces, caminham devagar mas com firmeza, não são agressivos e não têm nada de burros!


Abraço