terça-feira, 19 de outubro de 2010

UMA AULA DIFERENTE


Mais uma vez, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa colabora nas actividades da semana da língua italiana no mundo. O lema deste ano – Uma língua como amiga: o Italiano nosso e dos outros – aborda as mais recentes linhas de desenvolvimento e difusão da língua italiana numa perspectiva intercultural.
Para hoje, a nossa turma tinha encontro marcado com a professora, à porta do Conservatório de Lisboa, para assistir a uma aula-performance, “Musicalità, ritmo e poesia della língua napoletana”, de Maria Pia de Vito, voz e Hugh Warren, piano. Lá fomos, todos entusiasmados, porque íamos ter uma aula diferente. E foi um sucesso! Tivemos oportunidade única e ouvir e apreciar uma voz muito bonita e sentida, um reportório variado de canções originais e versões napolitanas, num arranjo e apresentação muito agradáveis. Para além da apresentação das canções, tivemos uma lição e explicações pormenorizadas sobre o falar napolitano, características e particularidades que fazem deste dialecto um veículo privilegiado das emoções italianas. Até descobrimos bastantes semelhanças com a nossa língua e a versatilidade do nosso fado.
Acabada a aula de cerca de 90´, o nosso grupo, decidiu convidar a professora para um cafezinho, em substituição da restante aula que deveríamos ter, de regresso ao Instituto. Todos os alunos, sejam jovens ou seniores, adoram umas “baldas”.
E a aula acabou, em italiano, é bom que se diga, à roda de uma mesa de esplanada, no miradouro de Santa Catarina, a beber um café, com a bênção da estátua do Adamastor, o calor e luz do belo sol de Lisboa e o olhar calmo e doce do T
ejo. Que rica aula!
Há mais miradouros em Lisboa, é bom não esquecer!

4 comentários:

goiaba disse...

Que bom partilhares o teu entusiasmo e as coisas boas ( e más) que vão acontecendo. Acho que este ano de italiano vai ser cheio de bons momentos e ... um fitness mental garantido!
bjinho

Rosa dos Ventos disse...

E eu aqui "a ver navios no alto de Santa Catarina"...:-))
O que eu quero dizer é que para muitas coisas é bom viver em Lisboa!

Abraço

Anónimo disse...

Só hoje "te li"!
E adorei,como sempre!
E voltou a nossa Zia com a boa disposição habitual!
Que bom!
Beijo.
isa.

peonia disse...

Uma aula de Italiano no seu melhor...
Estou curiosa por ouvir pormenores acerca desse falar napolitano.E ainda aplaudo o sítio desse encontro de confraternização, Santa Catarina. E depois há Santa Luzia e a Graça, etc., etc...