segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Notícias que me deixam triste


Às vezes bate uma onda masoquista e toca de ler jornais de fio a pavio. É péssimo. Ontem fiz isso e, entre muitas notícias que reflectem um mundo conturbado por desgraças naturais e organizadas pelos Homens, cismei com três bem insignificantes face a outras mas de que me apetece falar :

- No “Top10Mais” da Bulhosa , Bertrand e Fnac, está em 1º lugar “O Anjo Branco” de José Rodrigues dos Santos.
Tenho a esperança de que todos os que compraram o livro terminem de o ler com a mesma tristeza que eu tive. Apesar de não gostar de livros com mais de 600 páginas que podiam ter menos de metade, conheci o Dr.José “Branco” em Tete ( e na Beira) e, por ser pai do autor, tinha a expectativa de saber mais de um homem que, na minha juventude, era admirado por brancos e pretos. Retrato pobre o que o filho fez. Escrita foleira, narrativas superficiais, falta de investigação, contradições … uma tristeza!

- Fiquei a saber que vamos ter um Presidente da Republica reformado! Até aqui achou justo receber duas reformas ( professor catedrático e Banco de Portugal) e o vencimento de Presidente da Republica mas, como a partir de agora não se pode acumular pensões de reforma e remuneração por trabalho activo, escolheu … e escolheu as reformas. Claro que o valor é superior ao de Presidente, claro que pode escolher … mas é FEIO. Já é feio que seja permitida acumulação de reformas com tão altos valores ( 10 042€) porque não teve “duas vidas” para as merecer em cada um dos cargos, por maior que seja o mérito mas … é o representante máximo de um País !!
( devo ser eu que estou a ver tudo ao contrário, se calhar devemos ter orgulho em ter um Presidente em voluntariado … não é 2011 o “ Ano Internacional do Voluntariado”? )
E também haverá deputados voluntários …

- Depois do “25 de Abril” o boom escolar obrigou o Estado a recorrer ao ensino particular para colmatar a falta de capacidade do ensino público. Pagou-lhe subsídios em função dos alunos que tinham de acolher. Ao longo dos anos esta necessidade foi diminuindo e agora, em muitos locais do País, as escolas públicas têm capacidade para acolher todos os alunos. O nosso “deixa andar” foi mantendo os subsídios mas no momento do aperto é lógico que terminem.
Grande injustiça! Os subsídios devem continuar !! - estaremos todos doidos, incapazes de ajuizar sem assumir defesas corporativas e interesseiras?
Será justo?

Mundinho TRISTE !!

3 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Estou solidária contigo.Ontem apeteceu chorar! A nossa geração tem sofrido vários abalos nestes últimos anos.Vamos resistindo, mas desta vez e talvez pela primeira vez na minha vida não tenho grande esperança no futuro proximo.Faltam-nos verdadeiros lideres politicos, homens ou mulheres de confiança.
E quanto aos livros que se escrevem em resmas de folhas,que acabam por traduzir esta mentalidade da surperficialidade dos temas tratados, lamento. Gabo a tua paciencia...

Rosa dos Ventos disse...

Mundinho mesmo triste!
Tens razão...

peonia disse...

Triste, triste!!!
Nós, por cá, vamos denunciando...