terça-feira, 12 de abril de 2011

Miradouro de S. Pedro de Alcântara

Lisboa está mais bonita! Sou eu que o digo e… pronto! Será da luz da Primavera, intensa e quente, que invadiu a cidade, pondo fim a um prolongado e, por vezes deprimente, Inverno? Serei eu que ando mais bem disposta, que mais não seja para contrariar a onda pessimista que nos persegue afincadamente? Será que, após um longo, longo período de recuperação urbana, se retiraram os tapumes e muitas belezas se mostram à luz do dia? Será porque a cidade está quase na Páscoa e há uma invasão de espanhóis, bem mais efusivos e extrovertidos? Será pelo efeito, em tons de verde, que as minhas queridas árvores de Lisboa espalham pelas ruas e jardins? Será…?

De certo que é um pouco por tudo isto.

Hoje, deixo aqui um apontamento sobre o recuperado jardim e miradouro de S. Pedro de Alcântara, por onde passei há poucos dias e cuja visita recomendo vivamente! Está bonito, cuidado, muito vivo e colorido.

A requalificação do Jardim, que foi inaugurado no início do ano de 2008, teve como finalidade dignificar os elementos notáveis daquele espaço – os lagos, as estátuas, o pavimento, as zonas verdes, o mobiliário urbano, a iluminação e zonas de lazer, mantendo o carácter romântico de jardim/miradouro, um dos mais emblemáticos da cidade por oferecer um dos mais belos panoramas sobre a cidade. O Jardim foi construído no século XIX e o seu nome vem do padroeiro do convento dos Arrábidos que lhe fica em frente. Aqui se encontra um painel de azulejos, bastante antigo, da autoria de Fred Kradolfer, que apresenta alguns dos principais pontos que se podem avistar a partir do miradouro e também a estátua do fundador do jornal Diário de Notícias, Eduardo Coelho.

Depois de recuperado, como disse, o espaço está muito convidativo – tem algumas esplanadas, um tradicional e muitos bancos, na parte superior e na parte inferior, onde se pode descansar, ler, conversar.

Já agora, mais uma “dica” – quem vem do Jardim de Alcântara, a pé, em direcção ao Príncipe Real, do lado direito da rua, vai encontrar um pequeno café/bar muito original. Estava fechado mas deu para espreitar e para espicaçar a vontade de o visitar. Chama-se Lost in Esplanada! Promete-se um post para depois da visita.

Assim sendo, por favor, saiam para redescobrir a cidade que está mesmo mais bonita!


2 comentários:

goiaba disse...

O que nos vale és tu para estimular a saída da toca!
Obrigada pela sugestão. Fiquei com vontade de lá ir - desde a recuperação que nem lá passo de carro!
bjinho

Rosa dos Ventos disse...

Sou uma amante dos miradouros de Lisboa. Este é um dos meus preferidos!
É lindo...
Obrigada pela visita guiada