domingo, 21 de agosto de 2011

Boas noticias de novo 41

As “boas noticias” não as podemos construir, são pesquisadas aqui e ali conforme as nossas preferências. Hoje libertei a nossa amiga “Goiaba” que tem quase sempre esta tarefa de Domingo. As noticias de hoje são retiradas da “Ciênciahoje” e espero que animem o vosso espírito. Afinal neste País existem muitas iniciativas que não são amplamente divulgadas.




Nasa destaca imagem de astrofotógrafo português

Uma das imagens do astrónomo amador e fotógrafo português Miguel Claro foi publicada como "Fotografia do Dia" no portal Earth Science da NASA. A representação visual foi captada no Alentejo, após uma exposição de 3h30, no passado dia 1 de Julho. A fotografia combina 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia.

Miguel Claro escreveu na página do AstroPT, onde colabora, que mesmo "no olhar de um astronómo experiente não é possível percepcionar o movimento rotativo que todas as estrelas parecem produzir em torno de um eixo imaginário que indica o Norte, e apontando na direcção de uma estrela que todos já conhecem, a Polaris, ou chamada ‘Estrela Polar’. Em Maio passado, o fotográfo recebeu o prémio internacional na competição The World At Night.

O astrofotógrafo acrescenta ainda que “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a Estrela Polar”.
Ao longo dos anos, especializou-se em fotografia de paisagens astronómicas: “Skyscapes”. O conceito visa a união entre os elementos Céu e Terra, valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico e abordando de forma educativa e científica, o Universo. Diversas imagens da sua autoria têm sido publicadas nas mais prestigiadas revistas internacionais, como a National Geographic e na NASA.



Fundadores de rede «Soy Niño» são investigadores da UMinho

Grecia Rodríguez e Leonardo de Albuquerque dinamizam formações em Ponte de Lima, Vila Verde e Braga

Investigadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho) criaram uma rede mundial de comunicação infantil que inclui programas de rádio, formações, oficinas e intercâmbios. Intitulada Soy Niño (www.soynino.com), esta organização não-governamental visa “a promoção dos direitos da infância e a valorização da cidadania, do ambiente e dos espaços públicos”, explicam em comunicado de imprensa.

Os objectivos da associação passam por “formar as crianças e adolescentes como comunicadores activos, que compreendam o valor da palavra, a interacção social, a participação responsável”.

“Damos oportunidade de experimentarem a sua capacidade criativa, a sensibilidade cidadã, a consciência ecológica e a destreza comunicativa, co-criando materiais educativos úteis a si mesmos, aos seus pares, à escola e à comunidade”,

Nos próximos meses, os dois investigadores vão dinamizar formações em Ponte de Lima, Vila Verde e Braga. “Desejamos sensibilizar muitas crianças para não perderem a ligação da cidade com o campo, bem como o raciocínio sobre as origens, a fonte dos recursos que desfrutam e como a cidade pode ser cada dia mais sustentável”, sublinha Leonardo de Albuquerque.

A ligação da Soy Niño a Portugal começou em 2007, com apoio do Centro Cultural de Belém e da coreógrafa Madalena Vitorino, através das oficinas «Rádio Chiquita», que permitiram a crianças portuguesas conhecer o trabalho das crianças venezuelanas na rádio e estas, depois, seguiram o trabalho feito em Lisboa.

Em 2009, o documentário «Morcegos», realizado pela Soy Niño e pela associação ambientalista ACOANA, ganhou o premio de melhor animação-diaporama do Festival de Conteúdos Digitais Challenges, na UMinho.

2 comentários:

goiaba disse...

Pois obrigada pelas notícias de hoje. Gostei da escolha e ... da folga.
Abração

ZIA disse...

Que bom haver coisas boas para divulgar, coisas nossas, iniciativas importantes que nos animam e nos fazem acreditar neste país que não é só Lisboa. Isto da capital... é uma treta.
Gostei mesmo, obrigada pela partilha
ZIA