quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O petróleo derrubou mais um ditador …



Eram amigos mas os ventos mudaram …


Kadafi eHussein eram ditadores, cada um à sua maneira porque em contextos muitos diferentes. Na Líbia há mais de 140 tribos, no Iraque várias facções muçulmanas. Na Líbia e no Iraque, grandes reservas de petróleo e grandes interesses dos Estados Unidos e da Europa. Líbia e Iraque têm posições estratégicas no mapa, também elas cobiçadas.

Mugabe e outros ditadores ( Guiné Equatorial, Síria, … ) têm sorte, não há petróleo, as jazidas de diamantes não são muito importantes …

Com isto não quero dizer que apoio a actuação destes e doutros ditadores. O que quero dizer é que lamento que a Nato e os EUA intervenham para decidir a seu favor a organização política de estados independentes quando as condições que lhes foram favoráveis deixam de o ser. E que, de caminho, aproveitem novos cenários de guerra para exportar e experimentar armamento, para “oferecer” apoios que geram obrigações, para “colonizar …

O mundo é complexo e a cultura dos povos também. Será a democracia um sistema que serve a todos? Será que não se pode travar a cobiça?

Kadafi será morto como foi Hussein . Se isso for exemplo para outros ditadores em exercício fico contente. Se for mais uma estratégia para gerir interesses do ocidente, tenho vergonha de ter nascido deste lado do mapa. Se for a abertura que os islâmicos radicais esperam para a caminhada prevista de islamização do norte de África … quase diria que é “bem feito” se não fosse trágico.

E já agora, se EUA e a Europa prometem ajudar na reconstrução da Líbia ( que em parte ajudaram a destruir como fizeram no Iraque), que tal descer mais um bocadinho a pôr cobro à fome na Somália e ajudar a construir o 193º estado, o Sudão do Sul ? …

Tenho sorte em ter nascido do lado dos conquistadores e colonizadores – foi sempre isso que os europeus souberam fazer melhor. Ainda bem, mas tenho vergonha. ( goiaba)

3 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Gostei da tua assinatura de artigo!
Pois é Goiaba eu nestes assuntos não me meto, mas acho bem que o faças pois tens uma cultura politica que eu não tenho. Mas de qualquer modo devo dizer que sou contra todos os ditadores. A pouco e pouco eles estão saindo do comando, uns à força outros porque a saúde não os está a poupar.Espero que em 2012 se tenha feito a limpeza profetizada!

ZIA disse...

Subscrevo totalmente as palavras da Lis no que toca à irradicação dos ditadores... ainda bem que estou a assistir a este desmoronamento todo. Que não sobre um ditador à face da terra, só aí me sentirei mais feliz. E também concordo em absoluto com o título... ai o petróleo, esse vil motor da insaciedade humana!!
ZIA

Rosa dos Ventos disse...

Com a queda do ditador concordo agora vamos a ver como é que aqueles grupos de rebeldes se vão entender!

Abraço