segunda-feira, 15 de agosto de 2011

QUERO UM NO MEU BAIRRO!

Li hoje, na sempre interessante TimeOut, uma notícia que me despertou a curiosidade e uma invejinha saudável. No final do texto sugeria-se que se espalhasse a notícia e se partilhasse a ideia. Aí vai…

A partir de setembro, o bairro da Mouraria, num edifício a gemer por obras, vai abrigar a Associação Renovar a Mouraria. As obras de reabilitação estão a cargo do ateliê Artéria -Arquitectura e Reabilitação Urbana. Conjugaram-se esforços e necessidades para provar que reabilitar é possível e não tão dispendioso como proceder a demolições, conservando as fachadas antigas. A Associação precisava de um edifício e encontrou este, na imagem, que é camarário.

A par da renovação do prédio, que durará cerca de 36 semanas, vai desenvolver-se uma intervenção social, cultural e económica no bairro. A população da Mouraria vai beneficiar de um programa educativo levado a cabo pelo serviço EME, através de uma equipa que ajudará os residentes a participarem de forma activa no processo de reabilitação. Assim, este Edifício Manifesto, como já lhe chamam, vai ser um espaço para workshops, pequenos cursos, exposições, consultório jurídico, uma loja, uma cafetaria, uma biblioteca e um gabinete de apoio aos residentes interessados na reabilitação das suas próprias casas. E caso curioso, já houve ofertas de telhas e torneiras para as obras. Outras virão, certamente.

Cá no meu bairro, precisava tanto de uma intervenção assim! Prédio para albergar uma associação desse tipo, há por aí aos montes. Casas para recuperar, passeios para alinhar, espaços para ajardinar, gente para educar, bons hábitos para fazer desabrochar, pequeno comércio para acarinhar, velhinhos para amparar, disso então nem vos falo. Um rol que não tem fim. Há dias decidi que vou, mais uma vez pedir uma audiência à Srª Presidente da Junta de Freguesia de Nª Srª de Fátima para reclamar, reclamar e lhe lembrar que a freguesia não acaba na Gulbenkian, não!

Ah como eu queria que a notícia que hoje aqui trouxe fosse uma realidade no meu bairro!!



3 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Muito se podia fazer e há por aí muito pessoal que podia ajudar enquanto não encontra emprego. Mas...com presidentes de Junta que não querem ver,ouvir ou agir não podemos esperar iniciativas destas.

goiaba disse...

Às vezes há contágios ... umas iniciativas tomadas por uns lembra aos outros e divulgar é importante.
Vamos torcer porque é preciso ajudar.

goiaba disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.