terça-feira, 25 de outubro de 2011

TANTI AUGURI, AMON!


"Era uma vez um gato maltês que tocava piano e falava francês / A dona da casa chamava-se Inês e o número da porta era o trinta e três. / Era muito bonito e não era mau, também cantava miau, miau, miau.”


A lengalenga faz-nos recuar aos tempos míticos da infância e hoje serve-nos para levar os parabéns até ao Amon, no seu quarto aniversário. Tudo de bom para ti e que contes muitos anos na companhia da tua dona e das amigas vizinhas.
Quando cheguei à Ilha de Malta vi muitos e muitos gatos, nas redondezas do hotel onde fiquei instalada. Entravam e saiam do hotel que tinha as portas sempre abertas e passeavam como se aquela fosse também a sua morada.



Na verdade, no dia seguinte, vi, ao fim da rua do hotel, sempre limpo, sempre iluminado, sempre com comida e brinquedos e com muitos turistas fotografando, um Hotel para os Gatos. Também fotografei, também admirei aquela obra de amor pelos animais e logo me lembrei do Amon, o gato da Goiaba, lá em Lisboa… Como reagiria ele se se encontrasse naquele lugar tão engraçado?

Depois, quis saber a razão da expressão gato maltês e procurei, procurei… Só consegui averiguar que a raça dos felinos perde-se em geografias que recuam ao Norte da Europa. Julga-se terem sido os vikings a transportar esses gatos de pêlo azul até Espanha, Inglaterra e Malta, e daí o cognome de “gato maltês”.

E agora, para terminar fica um vídeo com imagens de alguns dos gatos de Malta: tantos e tantos gatos que amistosamente se passeiam pelas tardes e noites quentes da ilha.
Hoje vêm todos aqui dizer “ Tanti Auguri, Amon!”

2 comentários:

goiaba disse...

Fiquei muito agradecido por "Tanti Auguri" da minha vizinha e pelas saudações dos companheiros de Malta. Que sorte aqueles que vivem junto do hotel para gatos ... se tivessemos mais espaço queria um parecido( se calhar até me habituava a ter parceiros por perto). Festinha e uma lambidela do AMON

Mar Lis Goiaba disse...

Olá Amon! Parabéns e muitos anos de saude, festinhas e alegria.Que fiques sempre conosco e nos tragas sempre momentos de ternura.