terça-feira, 18 de outubro de 2011

“Uma história de Amor e Trevas”


É um livro de AMOS OZ, nascido em Jerusalém em 1939 e considerado “o mais conceituado dos romancistas israelitas contemporâneos”. É um livro escrito em 2001, em Arad, cidade junto ao Mar Morte onde vive.

Procurei este livro depois de ter lido “Oriente Próximo” de Alexandra Lucas Coelho, um olhar sobre a vida em Israel e nos territórios ocupados da Palestina, sobre a história de um e outro povo mas, sobretudo, sobre o drama da ocupação israelita em parte do território palestiniano e sobre o isolamento de Gaza. A autora, que é jornalista, tenta ser imparcial mas percebe-se que é a causa palestiniana que defende. Como essa também é a minha opção espontânea segui a recomendação da autora : ler AMOZ OZ.

“Uma história de Amor e Trevas” é a história da família de Amos Oz, ao longo de 120 anos – antes da 1ª Grande Guerra e depois da chegada à Palestina em 1919. É autobiográfico mas é sobretudo o relato de um homem que testemunhou o nascimento de Israel, a luta pelo reconhecimento do Estado, o apoio dado pelos ocupantes britânicos aos árabes, as perseguições e mortes do seu povo por força da intolerância geral em relação aos judeus ( na Alemanha mas também na Polónia, Ucrânia, Lituânia, Rússia) e as divergências internas entre judeus não ortodoxos e sionistas. Gente de que ouvimos falar são personagens autênticas em cenários reais como David Ben-Gurion e Menahem Begin. Nomes falados da literatura do século XX como o poeta Saul Tchernikhosky e o escritor S.Y. Agnon (Prémio Nobel 1966 ) fazem parte das suas relações próximas. Acompanhamos a vida em Jerusalém de judeus e árabes antes e depois das sucessivas “ocupações”, quotidianos em Telavive e noutras cidades, nos Kibutzs.

A forma como o autor analisa os interesses de uns e outros no contexto da partição do território e da coexistência como nações com direitos e deveres, é equilibrada e sábia.


Aprendi a julgar com mais indulgência algumas atitudes e aprendi um pouco mais da História de um povo e de uma época.

Um e outro são livros que gostei de ter lido.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Boas sugestões!
Obrigada!

Abraço