quarta-feira, 13 de junho de 2012

Caracala ou a Flor Caracol e Raimundo Quintal



                                         Fotos da Quinta Jardins do Lago,no Funchal
É uma “ herbácea trepadeira, com folhas trilobadas, da família das fabáceas, originária das regiões tropicais da América do Sul. Caracala ou Flor Caracol são os seus nomes populares, enquanto nos meios botânicos é conhecida por Vigna caracalla (Vigna – em homenagem a Dominico Vigni, botânico italiano do século XVII; caracalla – de Caracas na Venezuela)”…. É interessante referir que a Vigna caracalla era uma das plantas prediletas de Thomas Jefferson (Presidente dos EUA entre 1801 e 1809), que a cultivou no jardim do Palácio de Monticello, na Virgínia. “

Quem assim diz é Raimundo Quintal , licenciado e Doutorado em Geografia pela Universidade de Lisboa , autor de diversos livros e de numerosos artigos e documentários nas áreas da Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental, sócio fundador e presidente da direcção da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, membro do Conselho Consultivo das Ilhas da «Seacology Foundation», com sede em Berkeley (EUA).

É relativamente pouco conhecido “no Continente” … É pena.

Porque já o tinha ouvido quando das cheias no Funchal e senti que lutava contra “moinhos de vento”, aproveitei um mail de uma amiga e vizinha madeirense com as fotos por ele mandadas, para deixar aqui um pequeno testemunho de admiração pelo trabalho que desenvolve.
                                         Raimundo Quintal


1 comentário:

isa disse...

Que beleza!
Ñ conhecia.
Obrigada pela partilha.
Beijo.
isa.