sábado, 16 de junho de 2012

“Quem se fecha à comunicação vai atrofiar o tecido cerebral”




Esta foi a frase que despertou, hoje, a minha atenção quando, como de costume, dei uma espreitadela aos títulos em destaque na Ciência Hoje que recebo diariamente.

Acertou na mouche! Tenho andado um tanto avessa a contactos, conversas, reuniões sociais. Farta das más políticas, dos problemas sociais, das impunidades da justiça que tarda, sei lá!

Tenho problemas vários a ocuparem quase totalmente o meu espírito, há vários dias. Nada de grave é certo mas o suficiente para me tornar um bocadinho bicho do mato, o que não é muito a minha praia como agora se ouve dizer.

Então, a leitura do artigo de Susana Lage, a propósito do seminário que se realiza este fim de semana, no Porto, sobre a Neurobiologia da Sabedoria do Idoso, fez mesmo um clic e vamos a isso, tenho mesmo de reagir! De acordo com Daniel Serrão e António Jácomo, coordenadores da conferência, exercitar o nosso cérebro é tão importante como cuidar do corpo com a prática do exercício físico. Eu bem o sei. Bem tenho tentado apostar em actividades mentais, na leitura, no estudo, na descoberta de coisas novas, no aperfeiçoamento das línguas estrangeiras, na troca de opiniões com familiares e amigos… Mas, conviver…isso tem sido mais complicado. Não me apetece, nada me motiva.

“O cérebro é o órgão de relação da pessoa com o mundo exterior, que inclui as outras pessoas, claro. A melhor forma de o activar é mantê-lo voltado para o mundo exterior, pelas diversas sensorialidades, e para o mundo interior, pela curiosidade que estimula a inteligência reflexiva e simbolizadora. Quem se fecha à comunicação vai atrofiar o tecido cerebral e diminuir as suas capacidades efectivas”, explicam.

Pois então…vamos a cortar o mal pela raiz e fazer uma forcinha para me voltar mais para o exterior e não continuar apenas a realizar os serviços mínimos… Tá prometido!



4 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Eu tenho lido muito!
Serve?! :-))

Abraço

peonia disse...

Concordo em absoluto!! Abraço

ZIA disse...

Claro, Rosa, serve, cada um lá vai arranjando a sua forma de reagir. Visitar o Marquesices também é bom! Obrigada e um abraço!
ZIA

goiaba disse...

Não sou a melhor conselheira mas ... digo como a Rosa : leio, faço sudokus ( difíceis!!)... quanto a grandes relações com o exterior, também é difícil. Mas tu, querida vizinha, és "mulher do mundo", de caminhadas,toca a sair da toca . Tenho um plano a propôr.
bjinho