domingo, 24 de junho de 2012

Nas montanhas Kordofan ( Sudão)

A reportagem que se segue foi feita em 1999, no Sudão, nas montanhas do Kordofan, no centro do país. Foi o resultado de uma viagem clandestina de Carlos Narciso “várias semanas a pé pela aridez poeirenta das montanhas, 40 graus à sombra. Talvez a mais difícil reportagem que me propus realizar. Fisicamente demolidora, psicologicamente pesada.”


Passaram 13 anos. O Sudão do Sul é independente, os Nubas ficaram no norte e a sua guerra prossegue – deve ser igual. Talvez haja agora mais do que um Antonov e as condições de vida mantêm-se ou agravaram-se : as ONG foram expulsas do território, a permanência de ajuda estrangeira é clandestina, as montanhas do Kordofan do sul são o abrigo para o povo Nuba, o governo árabe do Sudão ( Cartum) continua a pretender eliminá-los – agora com uma razão acrescida : ajudaram à revolta que conduziu o Sudão do Sul à independência.

E não deixa de ser curioso lembrar que o Sudão era a antiga Núbia que fazia parte do Baixo Egipto, primeiro dominado pelo Alto Egipto mais tarde dominador – os “faraós negros” governaram o Egipto ( 747 a.C) até à invasão assíria e à perda total de independência ( com o domínio persa). A rainha do Sabá era Nuba …

Nunca mais vi reportagens do Carlos Narciso e é uma pena. Lamento que os missionários Combonianos que tanto trabalho têm desenvolvido no Sudão não tenham também como missão divulgar, pressionar, encher de vergonha o mundo que se alheia da prepotência e facilita a miséria. Mas esses bravos missionários já fazem muito !!

Sem comentários: