sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Hospitais particulares? Hospitais civis?

Uma nossa vizinha, amiga e fundadora deste blog, caiu na saliência de um passeio, há mais de um mês - vinha de uma aula de italiano, curso que anda a frequentar com muito entusiasmo.
Doeu um pouco, “ mas isto não é nada”, “amanhã está bom”. Só que nesse “amanhã” a dor tinha aumentado e impunha-se ir a um serviço de urgência.
Curry Cabral (o “nosso” hospital) ou Hospital da Luz? Nesta época de gripes fáceis, com as urgências demoradas e cheias de gente a tossir …o melhor é ir à urgência do Hospital da Luz. Era outro asseio … gente delicada, boas instalações …
Foi atendida por uma médica de clínica geral, fez RX, assistiu a uma conferência telefónica com um ortopedista e veio para casa com um analgésico que teve de abandonar uns dias depois por rejeição.
Também trouxe a recomendação de ir ao médico de família e marcar consulta em ortopedia. Fez uma marcação da especialidade no Hospital da Luz: para 26 de Dezembro…
Uma semana depois, por ter mais dores voltou à mesma urgência e “exigiu” ser vista por um ortopedista. Quando foi possível, uma ortopedista do serviço de consultas atendeu-a e tentou corrigir a negligência do primeiro atendimento, sem deixar de mostrar a sua estranheza por não ter sido vista directamente por um ortopedista como o RX recomendava.
Seguiu-se ecografia e ressonância magnética, pedidas a espaços de 8 dias porque aquela médica só trabalha no Hospital uma vez por semana e está a fazer o favor de a atender sem consulta marcada … Entretanto era preciso ver se a fisioterapia se devia iniciar.
Consulta de fisiatria, grande amabilidade da médica na relação com o doente, promessas de observação da RM, de “conferência” com a ortopedista para tomarem uma decisão … nada disso aconteceu. Esqueceu-se (?), “não teve acesso à RM” (!) (que circula em rede para todos os médicos do hospital). Aguardou-se nova consulta: “marcação urgente” de 10 sessões de fisioterapia dado que a RM mostrava ter já havido deficiência na consolidação de um osso e uma lesão no tendão.
Mas… as sessões de fisioterapia ainda não estão marcadas, ninguém soube bem explicar o motivo, talvez a ficha da doente estivesse com a terapeuta aguardando algum esclarecimento médico. Os serviços mandaram um mail à terapeuta … Qualquer dia se saberá …
Entretanto e depois da RM, sobreveio uma infecção respiratória, com febres de 38,5º. Quando a Mar disse a dois dos médicos que desconfiava que apanhara «aquilo» na máquina da RM, “normal”, disseram – o ar circulante do aparelho de ressonância pode conter bactérias e essas infecções são comuns … (!)
Ontem, depois de uma noite de febre e muita indisposição, a Mar voltou à urgência. Esperou quase 4 horas para ser atendida. Aproveitou o tempo para tentar marcação com um ortopedista cirurgião já que o braço terá de ser operado. Só em Fevereiro!

Tudo isto decorre, há mais de um mês num Hospital particular que tem a fama de ter levado para o seu quadro clínico os melhores médicos dos Hospitais Civis. E se tivéssemos ido ao Curry Cabral? Nunca saberemos, mas fica a dúvida.
E outra dúvida: será que o atendimento no Hospital da Luz seria mais rápido se a cobertura fosse de outro serviço de saúde que não a ADSE?
NEGÓCIOS …

Nota: Hoje, foi de novo ao Hospital para esperar consulta sem marcação com a Drª Graça Lopes. Ia preparada para saber como encontrar um bom operador mesmo sem acordo com ADSE. Mais uma vez a Drª Graça parece saber ultrapassar problemas : assegurou-lhe operação nas próximas semanas, por médico da sua confiança e com a sua colaboração.
Às vezes também há boas notícias.

5 comentários:

Anónimo disse...

É verdade...Estou tão desgostosa c/
isto tudo!Além do sofrimento,da revolta,sei lá,há todo o transtorno,há a ansiedade dos AMIGOS e FAMILIARES. Isso ñ conta?!
E já lá vai 1 mês e tal...
Mas ela vai ficar boa.Vamos sorrir com tudo isto.:):)
Vizinhas,estão no coração das MANAS.:)
Beijo.
isa.

peonia disse...

Força G. a operação vai ser um exito...não deixes que uma estúpida queda apague o teu sorriso.

ZIA disse...

Obrigada vizinhas!
XI - CORAÇÃO apertado às duas pela força, apoio, coragem...e a melhor recompensa que posso dar-vos é confiar na cirurgia, pôr-me boa rapidamente e, em breve voltar a ser «eu» outra vez! Como tem sido penosa esta experiência...que eu sai enriquecida de tudo isto!
OBRIGADA!
Zia

ZIA disse...

Obrigada também à Peónia que me tem sempre apoiado e...perder o sorriso é que nunca! Só quero que ele volte a ser tão espontâneo como habitual e... estou confiante, estou em boas mãos, tenho muito carinho, apoio, as boas estrelinhas que sempre me acompanham e depressa vou recuperar. Tenham cuidado com a calçada lisboeta...é tão bonita mas tão traiçoeira!
BEIJINHOS
ZIA

Anónimo disse...

Zia,assim é k gosto de te "ouvir"
falar.:)
Beijoooo.
isa.