segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Presidente dos EUA e o Rei do Butão

Quase em simultâneo, foi eleito um e coroado o outro. Dizem do Rei do Butão que é “próximo do povo, inteligente e visionário”. Dizem o mesmo do outro e também que é pragmático e determinado. Eleições auspiciosas, dirão os astrólogos e mestres budistas que escolheram as 8,31 do dia 6 de Novembro para a coroação do mais jovem Rei do Mundo - Jigme Khesar Wangchouck, com 28 anos, diplomado por Oxford.


A cerimónia de coroação decorreu na capital do Butão, Thimhu, seguindo a tradição budista, ao som das sutras para transmitir Sabedoria, Compaixão e Visão. Proclamadas bem alto, seguidas com devoção pelo povo que se uniu nos votos, chegaram com certeza também aos “guias” que ajudaram Barack Obama a ganhar as eleições …

“É um dia maravilhoso. Os deuses estão connosco e nós lembrar-nos-emos deste acontecimento que unirá o povo do Butão” – disse o Rei. A missão deste jovem rei é a de guiar para a modernidade um país que é a mais nova democracia do Mundo, tarefa que já tinha sido iniciada pelo seu pai ( que resignou), a quem se deve um original indicador económico para orientar a política do país : “ Felicidade Nacional Bruta” em vez de “produto nacional bruto”. Um país até há pouco tempo fechado ao exterior e que dá passos no sentido de conseguir uma abertura gradual que contribua para o enriquecimento do povo e para a preservação dos valores nacionais.

Muito longe, nos EUA, o recém eleito Presidente dizia no seu fantástico discurso de vitória :
“Façamos um pedido a um novo espírito de patriotismo, de responsabilidade, em que cada um se ajude e trabalhe mais e se preocupe não só consigo mas com o outro” . E, mais adiante : “ a todos aqueles que nos vêem esta noite além das nossas fronteiras, em Parlamentos e Palácios, àqueles que se reúnem ao redor dos rádios nos cantos esquecidos do mundo, as nossas histórias são diferentes mas o nosso destino é comum e começa agora um novo amanhecer”.
No Butão, já há televisão … Talvez se tenham unido “num novo amanhecer”.
Barack Obama e Jigme Khesar são, num macro e microcosmos, arautos de um “novo dia”.


O ano 2008 foi anunciado por alguns “gurus” espirituais como ano de mudança, precursor do fim de um ciclo e do começo de uma Nova Era, em 2012 – data final do calendário Maia que previa um posterior recomeçar. Quem sabe?!

1 comentário:

ZIA disse...

Interessante esta coincidência. Em locais diferentes do planeta, estes protagonistas da nova história, unidos por ideais tão nobres e tão vaticinadores de tempos diferentes. Que tenhamos saúde física e mental para continuarmos a acompanhar todas estas transformações.
Jinhos
ZIA