segunda-feira, 14 de março de 2011

Fawzia Koofi

No domingo demos uma Boa Notícia sobre o Afeganistão. Hoje falamos de outra : Fawzia Koofi é uma mulher afegã ,vice-presidente da Assembleia Nacional do seu país, candidata às eleições presidenciais de 2014. Uma mulher corajosa!


“ Quero tornar o Afeganistão um país mais igual perante a justiça. Quero que as pessoas sintam que a lei vincula todos, independentemente da origem social e familiar, do género e da função que desempenham na sociedade” – diz Fawzia Koofi, numa entrevista dada à “Notícias Magazine”. Sente que no seu país está quase tudo por fazer mas lembra que, nos últimos 10 anos foram dados passos muito importantes. E ela é a prova disso. Mas a insegurança e a pobreza , a falta de cuidados de saúde e de escolas limitam a capacidade de decidir de todos, sobretudo das mulheres. Por isso luta para que as mulheres vençam a resistência masculina e frequentem a escola ; luta para que não se casem as meninas com 12 ou 13 anos; luta para que às mulheres seja dada assistência médica e sejam apoiadas a ter uma vida activa quando ficam viúvas. Luta há 5 anos na Assembleia com o apoio de 69 deputadas femininas mas é difícil vencer a resistência de uns, os interesses de outros, os preconceitos de muitos mais.


O pai foi morto pelos mujahedins quando tinha 3 anos, o marido e um irmão foram mortos durante o regime talibã. Veio a Lisboa apresentar a sua autobiografia editada pela ASA : “Às Minhas Filhas, com Amor”. Mais do que uma autobiografia é um pouco da história do Afeganistão desde a invasão soviética até hoje.

Uma mulher que sonha e luta – uma entre muitas. Haja QUEM as ajude!


Nota : este impulso em falar dos outros … daqueles que vivem em países onde os problemas são bem maiores do que os nossos … é fuga ou vontade de ver sempre “o copo meio cheio” ?? É sobretudo Esperança num mundo melhor!

2 comentários:

ZIA disse...

Também li esta entrevista e também senti que deveria ser possível a esta mulher concretizar o seu sonho, a sua luta pela educação pela liberdade e valorização das mulheres. Fico a torcer para que o consiga, seria um grande passo para o país e para o mundo.
Abraço
ZIA

peonia disse...

Que a esperança nunca se esgote, nem a força nos falte...
Faz bem comparar a nossa situação com a de outros países, onde a vida é bem difícil...