terça-feira, 15 de março de 2011

SER TABU

Mais um lugar comum que todos os dias ouvimos, sobretudo nos órgãos de comunicação social e hoje muito usado quando, em momentos críticos, os políticos se fecham em copas e não dão cavaco. De um modo geral, pode definir-se “ tabu” como qualquer assunto ou comportamento que não deve ser conhecido ou nomeado, questionado ou mesmo proibido numa determinada sociedade.
Um tabu é um assunto cuja discussão costuma ser evitada pela população em geral, devido a diversas razões: por ser alvo de opiniões contraditórias ou porque se trata de um assunto que interfere com a sensibilidade das pessoas.
Mas, afinal de onde vem a palavra” tabu”?
Mais uma vez fui elucidada enquanto ouvia a rádio hoje, de manhã, pela jornalista da Antena 1 Mafalda Lopes da Costa. Achei curioso e aqui fica a explicação, simples, afinal.

A palavra é oriunda da Polinésia. Tabu era o nome de uma divindade, de tal forma venerada que o seu nome não deveria sequer ser mencionado, sob forte pena de castigo, se proferido em público.
O termo foi generalizado pela psicanálise, nos finais século XIX e também pelo antropólogo Levi Strauss, já no século XX, designando um sentimento social colectivo sobre um determinado comportamento ou assunto que difere das regras sociais, de um padrão socialmente aceite como correcto. Os tabus, de acordo com a usa motivação psicológica poderão ser ocasionados pelo medo, por um sentimento de delicadeza ou ainda por um sentido de decência e decoro.

Eu, por mim, acrescento-lhe mais uma justificação possível – recorre-se a um tabu quando não se pretende assumir as responsabilidades, quando não se quer ou não se pode dizer tudo! E hoje, quase tudo virou tabu!

2 comentários:

goiaba disse...

Muito curioso! Essa Mafalda é "preciosa" ...Não vou esquecer.
Obrigada

peonia disse...

Não sabia a origem... Há muitas pessoas que gostam de cultivar a arte do tabu, não é?
Bjs.