quinta-feira, 28 de abril de 2011

Almanaque Bertrand 2011-2012


Já há tempo contámos aqui “histórias” lidas em Almanaques Bertrand publicados desde o ano 1900 - encontrei alguns em casa dos meus pais e tenho pena que se tivessem perdido muitos outros.

Foi com surpresa e curiosidade que vi anunciada a saída deste, de Maio de 2011 a Abril de 2012 , o 71º número editado. E tem tudo o que deve ter um almanaque : informações sobre fases da Lua, estações do ano e eclipses; fusos e informação horária em todo o planeta; efemérides para cada dia do ano e efemérides literárias ; peças literárias ( folhetins de Eça de Queirós e de Machado de Assis, crónicas de diversos autores, poemas, entrevistas), citações, informação sobre diversos autores e sobre prémios literários que têm sido atribuídos ( Nobel, Booker, Pulitzer, Goncourt, prémio Camões, Grande prémio do Romance e Novela da A.P.E) ; curiosidades, histórias mudas, adivinhas, provérbios e passatempos ; receitas literárias ( de Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Bulhão Pato, ... ); horóscopo e calendários das hortas e jardins segundo o Borda d’Água, …

Recomendo e vou folheá-lo com mais atenção.

4 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Sempre gostei destes almanaques e guardo alguns (poucos) dos anos 40.
Acho esta ideia genial,vai deliciar muita gente!
(especialmente os da nossa geração)

Anónimo disse...

Que livrinho mais interessante!
Beijo.
isa.

ZIA disse...

Agora sou eu que o tenho e tenho-me deliciado com textos sugestões e com o reviver de coisas passadas... que boa ideia esta edição actualizada mas que mantém a mesma ideia base. Também me lembro de ver Almanaques lá por casa... só que agora dou-lhes mais valor, nem mais!!
Abraço
ZIA

peonia disse...

Também gosto muito deste género de livrinhos ou folhetos. Guardo ainda na memória a imagem de um almanaque muito popular na província, o Borda de Água. Tinha-o perdido de vista, mas reencontrei-o à venda à entrada do metro...
Abraço