domingo, 9 de outubro de 2011

Boas Notícias de Novo 48

Nas últimas notícias da “Ciência Hoje” lê-se o seguinte :

-“Passados seis meses de ter sido divulgada a invenção de uma folha artificial que imita a fotossíntese, a revista «Science» publica o estudo do autor desta descoberta, o químico Daniel Nocera, MIT – Massachusetts Institute of Technology”

A “folha” é fabricada com silício e embebida numa solução de cobalto e fosfato. Depositada num cubo de água, reage quimicamente perante a luz solar quebrando as moléculas da água nos seus dois elementos: oxigénio e hidrogénio. Estes elementos são posteriormente transformados em energia eléctrica. Parece simples … !!

Este inovador dispositivo é fabricado com materiais abundantes e de baixo custo. É totalmente portátil e não precisa de cabos. Além disso, é mais eficaz do que as células de energia solar actuais – dizem.


Podemos ter esperança de que seja uma Boa Notícia e de que o invento não será boicotado á nascença pelos lóbis da energia porque, o investigador vai comercializar o invento através da sua própria empresa (Sun Catalytix) com o apoio de um empresário indiano que quer começar por testar o dispositivo no seu país.

A principal vantagem desta “folha” é ser uma fonte de energia renovável de baixo preço, estando assim indicada para países em vias de desenvolvimento. Uma folha de um metro quadrado embebida em água é suficiente para abastecer uma casa de tamanho médio. Também os custos de montagem e operação são mais reduzidos do que os das actuais placas fotovoltaicas.



- No Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento, em Lisboa, um aluno do curso de doutoramento, Wang Ling, está a desenvolver um jogo de tradução competitiva onde o utilizador pode aprender mais facilmente uma segunda língua.

“O jogo engloba uma combinação de várias tecnologias como a tradução automática, ensino da língua, agentes e interfaces”.

“O desenvolvimento do jogo em si foi essencialmente feito por mim, no entanto, fui orientado pela professora Isabel Trancoso, no que toca respeito à linguística, e pelo professor Rui Prada para assuntos relacionados com o agente”, explica Wang Ling.

Já foi feita uma avaliação do jogo com os 20 alunos portugueses que estudam mandarim e a maioria dos alunos sentiu que o sistema ajudou a aprender melhor .

O jogo pode “ser adaptado a qualquer par de línguas” para as quais existam textos paralelos em quantidades suficientes para o treino de sistemas de tradução automática.

Ficamos à espera de o ver comercializado.

1 comentário:

ZIA disse...

Gostei muito destas Boas Notícias que me interessam particularmente. E também fico à espera de as ver comercializadas. Se a segunda se tornar acessível ainda vou abalançar-me para o estudo do árabe ou, quem sabe do mandarim...
BJS
ZIA