domingo, 16 de outubro de 2011

Boas Notícias de Novo 49

Num domingo ainda de “indignação” e com uma avaria que impede a inclusão de fotografias no blogue, foi grande a tentação de acabar com Boas Notícias … mas lá vão algumas para manter a anestesia e prolongar o alheamento possível.
Mia Couto está a ser homenageado em Penafiel :
“Contaminar é a palavra de ordem para o Escritaria em Penafiel 2011, festival literário dedicado ao escritor moçambicano Mia Couto. Esta edição, que decorre de 15 a 30 de Outubro, marca também a abertura à lusofonia, que se pretende venha ser uma constante de agora em diante. Exposições, colóquios, música, teatro, cinema, artes plásticas, design, dança, gastronomia e a tradicional contaminação do espaço público do centro histórico de Penafiel serão as ferramentas que a organização – do Município, da Escritaria e da Edições Cão Menor – terá à sua disposição para contaminar com literatura em português os habitantes da cidade e os visitantes que se esperam”.
E é assim que pela cidade se espalham frases dos livros do autor e personagens que contam pedaços de histórias dos seus livros ( representadas por alunos da Escola Camilo Castelo Branco de Famalicão).

O Conselho Superior de Investigações científicas espanhol está a recuperar o legado cultural que árabes e judeus deixaram na Península Ibérica. O instituto digitalizou vários documentos datados entre o século XIII e XX, escritos em hebreu, árabe, persa e em aljamiada (escrita em caracteres árabes de línguas latinas do Al-Andaluz tardio).
No site Manuscript@CSIC já se podem encontrar 148 documentos procedentes de duas bibliotecas : a da escola de estudos Árabes de Granada e a Tomás Navarro Tomás, do Centro de Ciências Humanas e Sociais.

Um grupo de neurocientistas do Centro Riken de Ciência do Cérebro, organismo financiado pelo governo Japonês, criou um método capaz de tornar transparente a massa cinzenta, uma matéria normalmente opaca. O objectivo é estudar o interior do cérebro depois de mergulhado numa mistura química barata, composta por ureia, glicerol e detergente!
Dizem os cientistas que pode ser importante na compreensão da base física de traços de personalidade, de memórias e até da consciência – pena que só se aplica a cérebros mortos …

1 comentário:

ZIA disse...

Pois é, estamos sem conseguir postar imagens mas a Goiaba não nos deixa ficar mal e há palavras que valem mais que uma imagem!
Também estou muito zangada, indignada e revoltada mas não perco a esperança... há-de ver-se uma luzinha a iluminar nossos caminhos.
Obrigada, bjs
ZIA