segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CARPACCIO ?!

Nunca fiz nem comi, não me atrai. Mas achei interessante a origem provável deste prato, descrita com graça pelo médico Lima-Reis na sua crónica semanal na “Notícias Magazine” de domingo.

Conta-se que uma condessa veneziana, Amalia, sofria de grave anemia . “Naquele tempo, quando o sangue minguava os médicos, depois de baixarem as pálpebras do paciente, observarem com ar sábio e circunspecto o aspecto desmaiado da conjuntiva ocular e de sentirem no pulso a grande correria do coração, recomendavam como terapêutica, além de sarrabulhos, chanfanas cabidelas e grossas iscas de fígado bovino mal passado, carne muito pouco cozinhada ou, em casos desesperados, completamente crua”.

Carne de bovino crua, foi a recomendação para a condessa. Embaraçada, teve uma conversa com o dono do restaurante que sempre frequentava e logo o “chef” teve uma ideia : “laminar o músculo cru em fatias finíssimas e disfarçar o vermelho rutilante com um molho à base de mostarda”. “Amante de arte, tendo acabado de visitar a exposição da obra de Vittore Carpaccio que decorria em Veneza, (…) decidiu baptizar a sua genial criação gastronómica com o sobrenome do pintor. E assim a condessa sentada à mesa do restaurante da Praça de São Marcos, passou a deleitar-se sem receios com o seu carpaccio antianémico. Terapêuticas alternativas”.

Procurei receitas e aqui fica uma que adaptei e um dia experimento :

Ingredientes : 400 g de filé mignon ( é um corte especial de carne, mais macio que lombo) ; 1 colher de sopa de sumo de limão, sal e pimenta, alcaparras ( ou pickes); queijo ( feta, mozzarela, …); rúcula ou alface.

Molho : 120g de maionese ( ou 4 colheres de sopa de azeite), 1 colher de sopa de mostarda, e colher de sopa de leite, 1 colher de molho inglês, salsa picada, sal.

Embrulhar a carne firmemente em filme plástico e deixar no congelador por volta de 1hora.

Retirar a película e cortar fatias muito finas. Temperar com sal e sumo de limão. Deixar no frigorífico 5 ou 10 minutos.

Juntar todos os ingredientes do molho. Dosear o sumo de limão para não ficar muito ácido ( já foi deixado limão no filé).

Dispor a carne num prato ou travessa sobre alface cortada grossa à mão ou sobre rúcula.

Cobrir com um pouco de molho. O restante é servido à parte. Salpicar o prato com alcaparras ou pequenas porções de pickles e queijo. Ou cobrir o prato com o molho, a carne por cima e depois a rúcula, as alcaparras e o queijo

Servir com fatias de pão torrado.

1 comentário:

Mar Lis Goiaba disse...

Deve ser bom e a minha anemia devia agradecer, mas se não levares a mal prefiro o bife do "Império", tendo o cuidado de não comer todo o molho e as soculentas batatas fritas! Mas gostei de conhecer este prato. Obrigada!