quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pelo Vale dos Templos

De acordo com o plano da viagem chegámos a Agrigento, ao fim da tarde, a tempo de um reconfortante duche e de um sempre saboroso jantar italiano, em que a pasta é sempre rainha.

A noite estava óptima e o programa prometia – saída para visita, em autocarro, para ver o Vale dos Templos iluminado. O entusiasmo era muito. Apenas sabíamos que esta visita nocturna é recente, desde 2009 e que todos os turistas a fazem.

Procurei logo lugar junto a uma janela grane para não perder pitada. Nunca me lembro de ter integrado uma tão longa coluna de autocarros, em silêncio, às escuras, a uma velocidade muito reduzida… depois… o deslumbramento dos templos espalhados pelas diversas colinas, sobressaindo do vale, dourados, lindos, intocáveis. O entusiasmo, a emoção, o peso da história era tão forte que… nem fotos tirei. Apenas queria gravar na minha mente as imagens e a beleza daquele momento tão profundo. E foram umas três voltas ao circuito completo e todos desejávamos continuar por ali, noite fora.

Fica este vídeo que dá uma pálida imagem do que vimos e sentimos.



O Vale dos Templos constitui um riquíssimo testemunho do que terá sido um complexo urbanístico dos IV-III séculos a.C. ao longo de um vale e num cenário natural riquíssimo encontram-se algumas e bem conservadas construções – habitações, templos, túmulos, termas que nos ajudam a imaginar a vida nesses tempos tão longínquos.

Estava patente uma interessante exposição de gigantescas esculturas do polaco Igor Mitoraj que muito bem se enquadravam no ambiente e de que vos deixo também um elucidativo vídeo.

2 comentários:

goiaba disse...

Gostei da reportagem escrita e dos videos. Imaginei lá ...
Obrigada. bjinho

peonia disse...

Lembrei-me de outras viagens e, tal é a impressão da reportagem, que estive convosco em Agrigento...