terça-feira, 5 de junho de 2012

O primeiro e último trânsito de Vénus deste século


Nos dias 5 e 6 de Junho, em alguns lugares da Terra observa-se o planeta Vénus a atravessar o disco do Sol. Isso não voltará a acontecer nos próximos 100 anos. Por outro lado, é a primeira vez que acontecer ao mesmo tempo que uma nave – a Venus Express (VE) – estará à volta do planeta enquanto observa o fenómeno.

O trânsito de 2012 só será visível na sua plenitude no Oeste do Pacífico, Este da Ásia ( em Timor-Leste terá condições óptimas) , Este da Austrália e nas latitudes muito a norte.

“O trânsito de Vénus acontece apenas quando este planeta passa directamente entre o Sol e a Terra. Uma vez que o plano orbital de Vénus não está alinhado exactamente com o da Terra, os trânsitos ocorrem muito raramente, aos pares, com intervalos de oito anos, mas separados por mais de um século. O último trânsito foi em Junho de 2004, mas o próximo não será visto antes de 2117”. “Estes acontecimentos têm tido um grande interesse, porque têm sido uma oportunidade para os astrónomos medirem o tamanho do Sistema Solar. Os trânsitos do século XVIII permitiram calcular a distância ao Sol ao medir o tempo que Vénus demorava a atravessar o disco solar, de vários pontos do globo e usando depois trigonometria simples.”

Também durante o trânsito de 1761, os investigadores se aperceberam de uma coroa de luz à volta do limite escuro do planeta, revelando que Vénus tem atmosfera.

Os trânsitos de planetas têm estado a ser usados para a procura de planetas exteriores ao Sistema Solar que possam albergar vida. Se o planeta tiver atmosfera, uma pequena fracção da luz da estrela irá passar através desta atmosfera, revelando as suas propriedades, tais como a presença de água ou de metano.

Em Timor-Leste, na cidade de Dili, decorre desde dia 5 “O Projecto Universe Awareness (UNAWE), coordenado pelo astrónomo português Pedro Russo, que levará a cabo várias actividades educativas e lúdicas para as crianças, acções de formação para professores, palestras públicas, uma exposição sobre astronomia e uma sessão de observação para o público em geral – é o maior evento científico realizado no país desde a sua independência, há dez anos.


Nota : as imagens iniciais são do trânsito de 2004.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Valha-nos gente entendida neste tipo de trânsito! :-))
Obrigada!

Abraço