domingo, 1 de março de 2009

Boas Notícias 31

- Em Portugal está a produzir-se menos lixo – consequência da crise mas uma boa notícia para o Ambiente. Na região de Lisboa a quebra foi de 8,9% e no “grande Porto” de 9,4%.
(RTP2, 28/2)

- O arquitecto Siza Vieira recebeu, no dia 26, a Medalha de Ouro Real de 2009, do Instituto Real dos Arquitectos Britânicos, numa recepção privada no Palácio de Buckingham. Este prémio é considerado o maior galardão da arquitectura britânica .
( metro, 27/2) - A Microsoft lançou um desafio aos investigadores de todo o mundo : “programar um automóvel virtual para circular sozinho numa cidade, sem chocar em nenhum objecto, não provocar acidentes e obedecer aos sinais de trânsito”. Venceu a competição um investigador do Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e tecnologia da Universidade de Coimbra: Jackson Matsuura.
(Ciência Hoje)
- Ana Rita Costa, investigadora do grupo de Neurobiologia Molecular do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) foi distinguida com o prémio Pulido Valente Ciência 2008 – que tinha por tema «Neurociências e Implicações Clínicas» –, pelos avanços conseguidos na investigação da doença de Alzheimer.
(Ciência Hoje) -As florestas do continente africano absorvem cada vez mais dióxido de carbono (CO2), à semelhança do que acontece na Amazónia, revelou esta semana um estudo internacional publicado na revista britânica Nature.Uma investigação levada a cabo por 79 laboratórios dos Estados Unidos, Europa, África e Ásia demonstrou que, no período entre 1969 e 2007, a absorção de dióxido de carbono pelas árvores da floresta africana aumentou à semelhança do que foi registado na floresta amazónica (0,63 toneladas por hectare por ano).
(Ciência Hoje)

- Cientistas portugueses, coordenados por António Xavier Pereira Coutinho, integram a equipa que prepara o Primeiro Atlas Total da Flora Europeia que está a ser desenvolvido por uma equipa de internacionais. Este Atlas constituirá uma importante base de dados de plantss com elevado interesse medicinal e farmacêutico.
(Lusa, 26/02)
- O município de Cascais inaugurou recentemente, no Parque Marechal Carmona, a primeira eco-cabana, onde vai funcionar um Centro de Informação de Turismo da Natureza. A cabana tem materiais recicláveis e reciclados, objectos amigos do ambiente, funciona a partir de energias alternativas, tem isolamento térmico e é revestida a cortiça.
(Lusa, 26/02)

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

É bom saber boas notícias, logo de manhã!
Como ainda não li jornais, nem liguei a televisão, livrei-me das más. :-((

Abraço