domingo, 22 de março de 2009

Boas Noticias 34


- O maior telescópio do país foi inaugurado no dia 21 de Março. Está instalado no Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia ( aberto ao público há cinco anos)
O director do Centro Ciência Viva de Constância, Máximo Ferreira, afirmou à Lusa que um telescópio como este “fazia falta ao País, não só para aquelas pessoas que são ou querem ser profissionais da astronomia, como para quem tem apenas curiosidade sobre esta ciência”.
( D.Notícias 21/3)
- Há uma segunda vida para os discos de vinil. E não são só os coleccionadores e as lojas de culto onde sempre se venderam. Hoje já são muitas as editoras que voltaram a apostar nesse suporte e até reeditam álbuns que durante anos só estiveram disponíveis em CD.
( Público 21/3)

-Portugal vai estar pela primeira vez representado na direcção da Associação Europeia das Universidades, com a eleição da reitora da Universidade de Aveiro, Maria Helena Nazaré, anunciada pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.A eleição, para um mandato de quatro anos, decorreu durante a assembleia-geral da associação, em Praga, na República Checa. O nome da reitora da Universidade de Aveiro foi apresentado pelo recolheu 89,5 por cento dos votos. ( Ciência Hoje)
-A família Obama vai plantar no jardim da Casa Branca uma horta biológica, com produtos hortícolas ( cerca de 55 tipos de vegetais),frutos, ervas aromáticas e duas colmeias. Estará ao cuidado do próprio pessoal da Casa Branca ( há um carpinteiro que também é apicultor) e tem como objectivo, segundo Michelle Obama ,promover hábitos saudáveis junto das crianças. A “primeira semente” foi lançada no dia 19, numa cerimónia que terá como anfitriã Michelle Obama e onde participarão alunos da Escola Primária de Bancroft que continuarão a ajudar a plantar as sementes e a colher os vegetais. Da horta deverão sair vegetais e ervas aromáticas para a família e convidados. Esta horta não será a primeira na Casa Branca. O Presidente John Adams (1797 – 1801) plantou uma em 1800. Em 1918, Woodrow Wilson (1913 – 1921) levou ovelhas para fertilizar os relvados da Casa Branca e conservar recursos num palco de guerra e em 1943, Eleanor Roosevelt plantou um jardim da vitória, inspirando milhões de norte-americanos a plantar os seus próprios alimentos durante e Segunda Grande Guerra.
( Público 19/3)
-A Sociedade Portuguesa de Autores anunciou hoje a criação do Prémio António Alçada Baptista de Literatura Memorialística e Autobiográfica, no valor de 2500 euros e a atribuir anualmente já a partir de 2010. Será distinguida a melhor obra do género publicada em Portugal no ano anterior.
(Público 19/3)

Sem comentários: