terça-feira, 24 de março de 2009

Museu da Água

A propósito do Dia Mundial da Água, lembrei as visitas de estudo que fazíamos, com alguma regularidade, ao Museu da Água, expressão que se associa à “Estação elevatória dos Barbadinhos” ( sede do Museu) mas que abrange três outros núcleos bem interessantes : a Mãe d’Água das Amoreiras , o Aqueduto das Águas Livres e o Reservatório da Patriarcal.

A Estação Elevatória dos Barbadinhos, situada na Rua do Alviela,12 ( a Sta Apolónia), foi construída para elevar as águas do rio Alviela para o reservatório da Verónica e para a Cisterna do Monte através de quatro máquinas a vapor construídas em Ruão nas famosas oficinas Windsor. Funcionaram sem interrupção de 3 de Outubro de 1880 (inauguração) até 1928. Vale a pena uma visita ao local porque a exposição que conta a história do fornecimento de água a Lisboa, é muito interessante.,
O Reservatório da Patriarcal fica no subsolo da Praça do Príncipe Real, e foi construído entre 1860 e 1864 para servir a rede de distribuição de água de Lisboa a partir de um reservatório com 880 m3.
Sobre a Mãe d’Água e o Aqueduto, encontrei dois vídeos no youtube. Vale a pena ver e ouvir.

Sem comentários: