domingo, 29 de março de 2009

Boas Notícias 35



- O Grupo Mota-Engil tem em curso a construção de edifícios capazes de contribuir para antecipar os objectivos da União Europeia para 2020 no que toca à redução das emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. O condomínio privado Ancoradouro, junto à Marina do Freixo, no Porto, é o primeiro destes projectos, reunindo condições para a obtenção da classificação "A", pelo Sistema de Certificação Energética.
(Ciência Hoje)
- O Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da Universidade de Aveiro (UA) foi criado em 2004 e nestes "cinco anos de arranque", o CEJ, que integra o pólo de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança, funcionou ainda "sem qualquer financiamento externo", disse Susana Sardo, responsável pelo Centro. Em 2008, na avaliação efectuada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o Instituto de Etnomusicologia obteve a classificação de "Muito bom".
( Ciência Hoje)
- Uma equipa internacional de cientistas, liderada por uma investigadora da Universidade de Coimbra, desenvolveu um novo agente anti-cancerígeno que “apresenta resultados promissores provando ser eficaz no combate à doença com menos efeitos secundários”, disse Maria Paula Marques, a investigadora que coordena uma equipa internacional de 17 cientistas.
(Ciência Hoje)
- O Ministério da Educação prevê investir mais de dois mil milhões de euros na recuperação do parque escolar nacional, revelou o Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
A intervenção do ME inclui a requalificação de todas as escolas secundárias do país, de Escolas Básicas (EB) 1 e de EB 2,3, num esforço que visa "preparar as escolas para a modernidade “.
Os próximos passos desta operação vão ser dados já em Junho, com o início das obras em 75 escolas secundárias. Até ao fim do ano, as empreitadas de requalificação avançam em mais cem estabelecimentos de ensino secundário. Quanto às EB 2,3, vão sofrer obras de "requalificação e de substituição", o que significa, em alguns casos, "substituir totalmente as escolas por um novo edifício". De acordo com o secretário de Estado, está já previsto um investimento de 173 milhões de euros para recuperar cerca de 50 EB 2,3.
(Expresso on-line,27/3)
- O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) vai lançar segunda-feira, no Porto de Leixões, um novo pólo de actividade dedicado por completo ao sector do Mar, incluindo uma incubadora de empresas tecnológicas. O vice-reitor da Universidade do Porto, Jorge Gonçalves, disse que o pólo, a desenvolver faseadamente, vai reunir toda a investigação da Universidade ligada ao mar e projectos empresariais embrionários da mesma área.
Algumas áreas-chave do pólo serão a construção de veículos robóticos subaquáticos, a produção de aquacultura, o aproveitamento da energia das ondas e o desenvolvimento de novos sistemas de navegação.
(Expresso on-line, 27/3)
- Com entrada livre, no Museu Colecção Berardo – Centro Cultural de Belém- está, até 3 de Maio, patente uma importante exposição, Arquivo Nacional da Fotografia, com fotos que documentam desde o início da fotografia na imprensa ilustrada, no início do séc.XX até ao início do modernismo
(TimeOut, 25/3)







1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

As boas notícias são sempre um bálsamo para quem está cansado das más!

Abraço