sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HARRY POTTER


Foi um impulso tardio mas resolvi ler os sete livros do Harry Potter e percebi porque é uma saga para ser apreciada por gente de todas as idades. Ainda bem que só os li depois dos sete publicados – teria sido “insuportável” a espera “do próximo”. Também compreendi quem fez fila e esperou horas para comprar cada novo volume que leu até à manhã do dia seguinte!

Recomendo-os a quem não os leu, sobretudo aos pais e avós de crianças e jovens que os tenham lido. É que, se a magia é o elemento central, os valores universais da amizade, lealdade, solidariedade, tolerância e respeito pela diferença são nota dominante.
Também é bom que “as fraquezas” dos maus sejam valorizadas para que mais facilmente se reconheçam e que se mostre como pode ser grande a queda de quem ambiciona o poder a qualquer preço ou de quem se aproveita do trabalho dos outros ou “muda de casaca” conforme os ventos favoráveis … E também lá está o jornalista oportunista e sensacionalista, que inventa e deturpa, faz chantagem e compra os fracos.
E claro, no fim, os maus são castigados, os bons são premiados e casam e são felizes para sempre – como nos contos de fadas.

Mas gostar, gostei das magias fantásticas e dos instrumentos e poções que tornariam a nossa vida num mar de rosas - que pena sermos “muggles” (gente comum)!!
Vejam só como seria bom ter um “avisoscópio” que se acende e gira logo que alguém traiçoeiro se aproxima; “botões de transporte” que nos levam em segundos para qualquer lugar; um “pensatório” onde podemos depositar as nossas recordações que se observam depois como um filme, dispensando toda a maquinaria que usamos, todo o espaço físico ocupado e garantindo uma mente fresca e leve; as varinhas mágicas com feitiços capazes de fazer aparecer a louça lavada e enviar por levitação travessas e pratos para a mesa, consertar o que se quebra ou estraga, fazer camas, passar a ferro e activar os outros feitiços; o feitiço “Patronus” que cria uma força positiva sob a forma de um animal e nos defende dos “maus” e sobretudo daqueles que nos querem sugar a alma (os “dementors”); o feitiço “Lanlock” que faz colar a língua ao céu da boca e era tão bom ter à mão para castigar certas pessoas …; a poção “Veritaserum” que obriga quem a toma a dizer a verdade; a poção “Félix Felices” que garante o êxito em tudo o que se faz (mesmo que se beba água pura convicto de que se bebe a poção…) mas, tomada em demasia, provoca vertigens, imprudência e um excesso de confiança perigoso!!!

E não seria bom podermos dispor de uma “Sala das Necessidades” – um espaço que aparece e desaparece por magia, que assume a forma e se enche do conteúdo adequado ao que precisamos num determinado momento?

E há os elfos domésticos que eu hesito em valorizar mas não resisto: são pequeninos seres fiéis aos seus amos, que fazem todo o trabalho doméstico, cozinham e ainda são mágicos!

1 comentário:

Julieta :) disse...

Hola! Me llamo Julieta y vivo en Esquina, provincia de Corrientes, Argentina.
Sin querer llegué a tu blog y de inmediato me interesé por el artículo de HARRY POTTER, sinceramente soy una ferviente admiradora de la saga. Me apasionó desde el primer libro, hasta el último que esperaba comiendome las uñas a que se editara en castellano.
Es un libro genial,combina magia,amor, amistad, aventura... A quién no le gusta leer acerca de estos temas! Espero que leas mi comentario y pases por mi blog es www.romeoyjulieeta.blogspot.com
Besos