Aí vão, sobre animais que, nos tempos que correm, parecem ser bom motivo da nossa atenção.
Espanha cedeu a Portugal 20 exemplares de lince ibérico que serão encaminhados para o Centro Nacional de Reprodução do Lince-Ibérico, em Silves. O protocolo foi assinado no antigo Antigo Quartel de Penamacor entre os ministros do ambiente de Portugal e Espanha.
A transferência dos 20 exemplares será escalonada, durante três anos, e visa reforçar o programa de reintrodução do lince na será da Malcata, antigo habitat natural do felino. O centro de Silves tem capacidade para receber 16 animais e integra a rede ibérica de reprodução de lince em cativeiro.
"O bico dos tucanos possui uma ampla área superficial, não tem isolamento térmico e é vascularizado, ou seja atende a todos os requisitos esperados de uma janela térmica", disse um dos autores do estudo, Denis Andrade, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), de São Paulo (Brasil).
Este aspecto funcional tinha passado completamente despercebido aos cientistas, que até agora centravam a sua atenção noutras funções, como o facto de o tucano intimidar outros animais, atrair companheiros, apanhar frutos em locais de difícil acesso ou predar ninhos.
1 comentário:
Só pelo meu querido Tucano e pela beleza dos linces já valeu o post de hoje, para além da informação, sempre actual!
Abraços
ZIA
Enviar um comentário