domingo, 9 de agosto de 2009

VIVA A VIDA - 15

O desejo de prolongar o tempo de vida, de encontrar o “elixir da longa vida” ou até a “pedra filosofal” da vida eterna, tem feito sonhar, investigar, cometer loucuras.
E afinal o segredo parece estar ao nosso alcance : no solo da Ilha de Páscoa ( Chile), foi encontrada uma substãncia, a “rapamicina”, responsável pelo prolongamento da vida.
Esta notícia e os estudos que se desenvolveram foram publicados na revista “Nature”, em Julho. A rapamicina é uma molécula derivada de uma bactéria descoberta em 1970 e usada, desde então, em transplantes, uma vez que evita a rejeição de órgãos. Mas agora um grupo de investigadores americanos reformulou o medicamento para que pudesse ser metabolizado por ratinhos de laboratório com 20 meses - qualquer coisa como 60 anos em seres humanos. O resultado? Um aumento de 28% da esperança de vida dos ratinhos . Nas fêmeas, os resultados foram ainda mais impressionantes, com um aumento de 38%.Dizem os autores do estudo que foi a primeira vez que se conseguiu reduzir o envelhecimento em mamíferos. "Estamos convencidos de que se trata da primeira prova convincente de que o processo de envelhecimento pode ser retardado e a esperança de vida estendida, através de um tratamento com fármacos, mesmo começando numa idade avançada", adianta Randy Strong, um dos investigadores envolvidos na descoberta, do Instituto Barshop para Longevidade e Estudos do Envelhecimento do Texas.Para além da esperança que esta notícia nos dá, será que também pode explicar as capacidades de quem deslocou, esculpiu e erigiu as extraordinárias estátuas da Ilha de Páscoa? ( os Moai foram construídos por volta de 1300 d.C pelo povo Rapanui, algumas estátuas têm 12m de altura e pesam cerca de 20 toneladas ; na ilha há 887 estátuas)

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Se viver todos os dias cansa, imagina ficarmos por cá tempo a mais à custa de pílulas! :-))

Abraço