domingo, 4 de julho de 2010

Histórias Boas do Mundo – 24

Encontrámos várias e procurámos pouco … ( diria que foi um óptimo sinal, se não fosse bem mais fácil encontrar más notícias !)


-De 4 a 7 de Julho realiza-se em Lisboa, no Centro de Congressos, o “Ciência 2010- Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal”. Participam no encontro cerca de mil investigadores portugueses e estrangeiros a trabalhar em Portugal bem como convidados estrangeiros, especialistas nas áreas em discussão. Entre os temas a abordar estão : “recursos humanos e mudança tecnológica, robótica, novas oportunidades no mar profundo, investigação nas artes, no design e na energia”.
A entrada é livre e as sessões podem ser seguidas pela Internet no site :
www.ciencia2010.pt
- Joana Vasconcelos concebeu rótulos para as garrafas de vinho ESPORÃO : “ um sardão, uma cobra, um sapo e um touro forrados com malha de croché”. Antes dela já a Herdade do Esporão tinha recorrido a outros artistas para decorar os seus rótulos – foi o caso de Graça Morais , Cargaleiro, Júlio Pomar, Júlio Resende, …


- Os chineses começaram a lutar por aumentos salariais, melhores condições de trabalho e acesso à segurança social e cuidados de saúde. Para pôr fim a uma onda de greves, o salário mínimo em Pequim já aumentou cerca de 20% e o mesmo aconteceu noutras regiões. É uma luta justa contra situações de 12 h ou mais de trabalho diário, com alojamento em dormitórios nas empresas e ameaças de despedimentos. Dizem os analistas que não será a criação de melhores condições laborais que tornará a China menos competitiva e seria bom que este movimento pudesse também acabar com a exploração do trabalho infantil.
- No Quirguizistão foi eleita uma mulher para Presidente da República : Rosa Otunbaieva. Foi embaixadora no Reino Unido e promete “um país com uma nova cultura fundada no rigoroso respeito pelo Estado de direito”.
Vamos torcer por esta Presidente!


( e não esqueçam : de 3 a 11 de Julho decorre na FIL a Feira Internacional de Artesanato )

2 comentários:

ZIA disse...

Bom mesmo é passar por aqui ao domingo e ler boas notícias depois de ter sido bombardeada, todo o fim de semana, com más novas!
Obrigada
ZIA

Rosa dos Ventos disse...

Agradeço as informações!
Sobre os rótulos li num jornal deste fim-de-semana...
Há também uma feira de livros usados no Mercado da Ribeira até dia 11 de Julho.

Abraço