domingo, 18 de julho de 2010

Histórias boas do Mundo 26


Candeeiros solares D.Light foram premiados

A empresa indiana responsável pelos candeeiros a energia solar D.Light Design, que surgem como uma alternativa eco-sustentável aos candeeiros de querosene muito usados em países desfavorecidos, ganhou em Londres o galardão de ouro nos Prémios Ashden para Energia Sustentável 2010 no valor de 61 mil dólares, quase 50 mil euros.

De acordo com comunicado oficial o prémio foi atribuído pela "paixão e dedicação com que querem eliminar do mundo em desenvolvimento problemas de poluição e saúde associados com o uso de iluminação a partir de querosene, através da promoção bem sucedida de lanternas solares duráveis e de baixo custo."

Cada lanterna tem um custo aproximado de 10 dólares, cerca de 7 euros, e contribui para a redução das emissões de carbono. Segundo a empresa, os candeeiros a petróleo são responsáveis pela morte de 1,5 milhões de pessoas por ano, graças à poluição gerada no interior das casas.

Os candeeiros da D.Light surgem assim como uma alternativa simples de manusear, mais segura e económica aos candeeiros tradicionais de querosene.

Os jurados ficaram particularmente bem impressionados com a estratégia de marketing da D.Light, que tem conseguido colocar a energia solar ao alcance de mais de um milhão de pessoas na Índia e no mundo em desenvolvimento, com grande potencial para expansão futura.

"As empresas vencedoras são campeãs em oferecer formas práticas de proteger nosso planeta e a sua preciosa biodiversidade através do uso da energia sustentável", congratulou Sir David Attenborough, presente na cerimónia.

"Contribuem para reduzir as emissões de dióxido de carbono protegendo ecossistemas locais e melhoram a qualidade de vida das pessoas com quem trabalham. Merecem ser celebrados pelo papel importante de desafiar tanto o problema das mudanças climáticas quanto o da pobreza", concluiu.

Pesquisa em: http://www.boasnoticias.pt/

2 comentários:

goiaba disse...

Que boa notícia! Pode parecer coisa pouca para quem vive com luzes que se acendem automaticamente ou por toque num interruptor mas para quem depende do candeeiro de petróleo ou da fogueira... Viver no "1º mundo" é mesmo um previlégio que nem todos merecemos.

ZIA disse...

D.Light, que nome mais apropriado para esta importante invenção, ecológica, elegante e eficaz. Gostei imenso da notícia e do design do candeeiro. Excelente o prémio para a paixão e empenho da equipa responsável por esta lanterna de baixo custo que leva a luz a populações até agora tão esquecidas.
Venham as boas notícias
BJS
ZIA