domingo, 5 de dezembro de 2010

BOAS NOTICIAS 6


Lisboa constrói maior parque hortícola urbano

Esta noticia foi pescada no jornal on-line Boas Noticias datada de 28-11-2010.
Escolhi-a porque a considero muito interessante e dedico-a à minha vizinha do 4º porque ela sempre sonhou ter uma horta. Pois bem, aqui está uma boa oportunidade!

“A Câmara Municipal de Lisboa já iniciou a construção do maior espaço urbano do país dedicado à horticultura. Serão mais de seis hectares de hortas localizados no Vale de Chelas a distribuir por concurso público já no próximo ano.

De acordo com o gabinete do vereador do Ambiente Urbano e Espaços Verdes, José Sá Fernandes, serão criados cerca de 400 talhões, cada um com 15 metros quadrados de área. Uma parte deste espaço está reservada aos cerca de 100 horticultores que já trabalhavam este espaço de terra.

O projecto contempla acções de formação para munícipes sobre horticultura e agricultura biológica. Estão agora a ser modelados os terrenos com reforço e protecção das encostas, abertura de caminhos principais e introdução de uma rede de distribuição de água com bocas de rega.

A câmara, citada pela Lusa, pretende ainda colocar vedações nas hortas, colocar plantas e arbustos de bordadura, disponibilizar alfaias e casas de arrumo e, posteriormente, instalar "um equipamento infantil e um quiosque com esplanada".

A iniciativa, para além de organizar a agricultura da área e resolver problemas com a permeabilidade dos solos, pretende também promover a "interacção social e a consciência comunitária" e facilitar o acesso às famílias locais aos produtos frescos.

3 comentários:

goiaba disse...

Seria uma boa notícia para mim se Chelas não fosse tão longe! Acho que a minha horta fica para a próxima encarnação.
É importante este apelo "`*a terra" e está a acontecer - por necessidade, por fastio de civilização. É bom.

ZIA disse...

Que a Goiaba não desespere e não adie o seu sonho. Tenho para mim que o campo que já foi de girassois, perto de Campolide, a antiga Quinta Zé Pinto, ainda vai ser espaço para horta. Eles andam por lá em trabalhos. Realmente são boas ideias que podem animar a humanizar a nossa cidade!
Resto de bom domingo!
ZIA

peonia disse...

Totalmente de acordo com Goiaba quanto às razões deste regresso à "terra".
E, embora sem horta própria, sobra-nos o gosto de ver a felicidade de outros!