sexta-feira, 11 de março de 2011

Educação Visual e Tecnológica

A pouco e pouco as componentes artísticas vão-se eliminando do ensino. Já na última reforma se tinham dado algumas machadadas, agora vêm acabar com a expressão plástica.
Passar a ter apenas um professor para cada turma, num ensino que requer práticas de grande movimentação e instrumentalização de materiais e ferramentas, é praticamente impossível.
Então, vamos ter crianças desmotivadas utilizando um reduzido leque de materiais e cumprindo um décimo do programa estabelecido.
E assim formamos mais jovens sem práticas criativas e mais inábeis para utilizar uma ferramenta no seu dia a dia.
Já no primeiro ciclo se tinha assistido a muitas práticas de colorir fotocópias de desenhos estereotipados; não tardará que os professores do segundo ciclo sigam esta prática porque o desenvolvimento da criatividade requer práticas de experimentação que, sozinhos com 28 a 30 crianças, não poderão fazer.
Estas crianças, futuros adultos, ficarão piores ainda do que aqueles que também já conheci e que não sabem nem sentem a vibração das cores, das formas da luz e da sombra.
A poesia, a pintura, a escultura e até a fotografia estão perdendo adeptos sensiveis. Há mais meios, mas menos conhecimento e prática estética. Gosta-se do que é piroso, kitsch.
Um governo que não dá atenção ao desenvolvimento da expressão plástica criativa está a esvaziar toda uma geração de um alimento fundamental para o bem estar espiritual.


4 comentários:

ZIA disse...

Totalmente de acordo com o que aqui ficou escrito e muito mais haveria para dizer. Durante anos convivi com a disciplina / área de aprendizagem, durante anos tive de explicar aos pais e enc. de educação de que se tratava, durante anos vi colegas das disciplinas ditas sérias ou intelectuais denegrirem a disciplina. Pena tenho que este ministério da educação e este governo tenham realmente tomado tal atitude. Pobre do país em que as artes e a criatividade são tão maltratadas! Senti vergonha por mais esta medida!
Um abraço
ZIA

Lilá(s) disse...

Ao que já foi dito é dificil acrescentar algo...lamento mas já ando tão desmoralizada que não sei o que mais irá acontecer....
Bj

goiaba disse...

Acho que é o fim da disciplina tal como ela deve ser neste momento. Parece-me que é melhor dizer aue a vão substituir por "Desenho"... e acabar com a oportunidade de aprender a "fazer coisas". A EVT com dois professores de áreas diferentes levou tempo a "entranhar" e não valeu a pena o esforço!
Quanto às outras áreas que estão em extinção ... sempre as defendi mas dada a forma como decorrem, na maior parte dos casos ... vale a pena repensar.
Obrigada por dares a tua opinião e nos dares oportunidade de dar a nossa. Abraço

peonia disse...

A educação visual e tecnológica é essencial e nunca poderá ser exequível com um só professor para uma turma de tantos alunos...
Por isso, é preciso não abrandar a luta pelos dois professores!