terça-feira, 22 de março de 2011

Estranhos gostos …

Li há dias um artigo sobre “Kopi Luwak, o café mais desejado do mundo”.
O que tem de tão especial? Os grãos que o produzem devem passar primeiro pelos intestinos da civeta, um mamífero parecido com o ginete e comum na Indonésia e Filipinas .
Tradicionalmente a civeta “fazia o seu trabalho” em estado selvagem: comia os frutos nos cafezais, defecava os grãos e os empregados da plantação faziam a recolha. Com a fama adquirida pelo café, as civetas viraram “funcionárias industriais” da plantação , passaram ao cativeiro e a serem alimentadas pelos cultivadores com os bagos mais suculentos das variedades “robusta” e “arábica”.
A produção anual de “kopi Luwac” ou “ café civeta” ( traduzido à letra), resulta de cerca de 700 quilos de grãos, o preço ronda os 1000€/kg e os seus apreciadores dizem que nenhum café se assemelha a este – “ com sabor a terra e aroma a caramelo” ou “ uma mistura de chocolate e sumo de uva”.
“ São os enzimas que intervêm na digestão que lhe dão o aroma especial”, dizem uns; “ é o almíscar que as civetas produzem em glândulas junto ao ânus para se defenderem”, dizem outros.

No Vietname há um café muito semelhante cujos “agentes” são as doninhas … E, ao que consta, há empresas vietnamitas que investigam a produção artificial de grãos com as mesmas características e, se o conseguirem, às civetas e doninhas “sem emprego” restará a panela depois de deixarem a pelagem para a indústria têxtil – cobiças que até já são de hoje .

Mundinho rebuscado este!!


4 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Desconhecia este café e o processo...Coisa estranha!

ZIA disse...

Nem sabia tal coisa mas, por vezes, nós preferimos ignorar. Mais vale viver numa feliz ignorância e confiar no sabor. Se nos é agradável, bebe-se; se nos repugna, não devemos continuar a beber. Mas como sou curiosa...gosto de experimentar quase tudo e só saber depois os ingredientes ou a forma de fabrico!!
Abraço
ZIA

Rosa dos Ventos disse...

Conheço este "processo" há muitos anos...
O meu parceiro fez tropa em Timor onde havia muito café e onde se passava isto tal e qual!

Abraço

peonia disse...

Tinha ouvido falar vagamente. Mas depois de saber os pormenores fiquei sem vontade de experimentar tal piteu!
Abraço