domingo, 1 de maio de 2011

Boas Notícias de Novo 25

Boa Notícia é e será sempre o Dia do Trabalhador, sobretudo desde que é celebrado em democracia, com liberdade e com alegria.

Boa Notícia é o Dia da Mãe, porque festeja a ternura e o amor incondicional das mães pelos seus filhos. Já não me parece tão boa ideia a coincidência das duas datas. Mas, enfim… regozijemo-nos pelas duas celebrações.

Mas… há mais duas Boas Notícias que aqui queremos partilhar:



- Um estudo internacional, que avaliou as políticas de integração de imigrantes em 31 países, concluiu que Portugal se encontra entre os que melhor sabem acolher os seus imigrantes. Somos um dos países que possuem melhor Lei da Nacionalidade para a construção de uma cidadania comum. O estudo foi levado a cabo pelo Migration Policy Group e pelo British Council e examinou as condições de acesso ao mercado de trabalho e condições de integração na sociedade activa, em diversos países. Concluiu que os trabalhadores e respectivas famílias têm legalmente as mesmas oportunidades de aceder ao trabalho, mudar de emprego e gozam dos mesmos direitos no acesso à abertura de negócios, tal como os portugueses. De entre os países que recentemente abriram as portas à imigração, Portugal foi o país que melhores práticas de integração desenvolveu, desde 2007. O estudo elogia igualmente a implementação de legislação que contempla o reconhecimento das qualificações obtidas no estrangeiro e facilita o acesso à escolaridade e a uma educação intercultural. Todo este estudo, que foi divulgado esta semana na Fundação Calouste Gulbenkian, teve em conta o que tem sido feito nos 27 países da União Europeia, na Noruega, na Suiça, nos Estados Unidos da América e Canadá. E, se assim é só temos que nos orgulhar desta actuação.




- Os Açores foram escolhidos pela revista National Geographic Traveler como um dos dez melhores destinos de férias para este Verão, considerando-o um arquipélago "intacto". A lista, feita pelos editores da revista, inclui dez destinos a nível mundial escolhidos "a dedo" segundo o site National Geographic. Os Açores ocupam o oitavo lugar do top e aparecem ilustrados com uma foto de uma piscina natural em Santa Maria. Os editores dizem que a localização "remota" tem ajudado a limitar o tráfego turístico e desenvolvimento do arquipélago que se mantém intacto. O texto que descreve os Açores caracteriza-o como tendo nove ilhas principais destacando a paisagem com montanhas vulcânicas, nascentes minerais de água quente, as flores as furnas, o cozido nas caldeiras e mencionando algumas das tradições em São Miguel, Faial e Terceira. Já agora e para satisfazer a curiosidade posso adiantar que o ranking da National Geographic é liderado por Muskoka Cottage Country em Ontário no Canadá, seguido da Patagónia na Argentina, das ilhas San Juna em Washington, de Minneapolis no Minnesota, do parque nacional Glacier Bay no Alasca, de Cardiff no País de Gales e do arquipélago de Estocolmo na Suécia. Depois dos Açores surgem Roatan nas Honduras e Istria na Croácia.

Como conheço os Açores….estou a pensar escolher outro paraíso para as minhas férias. Que me sugerem?

3 comentários:

goiaba disse...

Gostei das notícias.Temos muita coisa boa, pena que sejam sempre as más notícias que têm 1ª página.
Sugestão para as tuas férias? E tu lá precisas disso? ...
bjinho

peonia disse...

É bom saber que também somos "bons" em muitas coisas!
Continuo atenta, ansiosa por mais "boas notícias". Obrigada, Marg!!

Rosa dos Ventos disse...

Claro que temos muita coisa boa! :-))

Abraço