terça-feira, 7 de outubro de 2008

“INVESTIGAÇÕES QUE VÃO MUDAR O MUNDO”

Diz-se que 2012 é o fim de um ciclo de vida na Terra, sobretudo porque o calendário Maya termina em 2012. Muitas profecias interpretaram esse sinal como “o fim dos tempos”, com catástrofes, guerras e destruição da Terra e dos seres que nela vivem.
De há uns tempos para cá, outras profecias consideram que 2012 é apenas o fim de um ciclo de materialismo bruto sendo que, para além dele, estará uma época em que os avanços tecnológicos e mentais nos farão viver de outro modo, com uma maior unificação e desenvolvimento espiritual e com novos paradigmas materiais.

Foi nisso que pensei quando li, neste fim de semana, uma “ antecipação às investigações que vão revolucionar as nossas vidas nos próximos anos”, pedida pelo “Expresso” a oito cientistas portugueses. Aí vão algumas:
- Os veículos eléctricos, dentro de 20 anos, serão a norma nas nossas estradas – veículos “plug-in” (de ligar á corrente). Para daqui a 2 ou 3 anos poderá esperar-se que as frotas de transportes urbanos sejam eléctricas. O alargamento a outros veículos só depende do desenvolvimento de baterias de grande autonomia. (informação de João Peças Lopes, coordenador da Unidade de Sistemas de Energia do INESC - Porto);
- Os robôs humanóides irão auxiliar-nos “ nas tarefas domésticas, a brincar com os nossos filhos ou a fazer companhia a idosos”(!!) - que grande inovação para descartar consciências … Poder-se-á comunicar com as máquinas da mesma forma que o faremos com as pessoas. Serão mesmo inteligentes: quando colocados perante uma tarefa, ou a executam ou sugerem alternativas! (isto diz Norberto Pais, presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica);

- A medicina regenerativa vai permitir-nos, primeiro, receber transplantes de órgãos produzidos com as nossas próprias células e, mais tarde, tal como os lagartos e as salamandras, irá permitir que se faça crescer um dedo ou um membro perdido … “ Depois da revolução industrial e da revolução das tecnologias, chegou a era da revolução biotecnológica” – diz Rui Reis, director do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e medicina Regenerativa”;
- Vamos poder guiar e ser guiados pela mente, diz António Damásio. Essa é a aplicação prática mais importante da neurociência. Será possível usar, por exemplo, sinais cerebrais para mover próteses robóticas, usar o pensamento (a actividade electromagnética do cérebro) para controlar objectos … e talvez transmitir telepaticamente (digo eu);
- Com a electrónica molecular poderão ser criadas coisas tão fantásticas como:
“mapas interactivos em papel para guias turísticos, garrafas de água que reduzem a sua dimensão à medida que o líquido é consumido, janelas que são ecrãs de computador, mesas de madeira com tampos virtuais, “t-shirts” em que poderá mostrar ou esconder o seu número de telemóvel “ …
É nesta área que trabalha Elvira Fortunato que foi notícia por ter criado um transístor de papel. A “electrónica molecular” utiliza os componentes básicos da matéria (átomos e moléculas) para realizar num circuito eléctrico, as mesmas funções que hoje se criam com o silício. Isto vai conduzir a uma miniaturização de todos os circuitos e produzirá uma revolução na indústria informática e electrónica.
(informações de António Câmara, fundador da YDreams e docente da FCT-UNL) São respostas de alguns cientistas portugueses, que estão naturalmente, inseridos na investigação mundial, mas, se outros fossem questionados, teríamos um “filme de ficção” ou um “Admirável Mundo Novo” que nos faria sentir na Idade Média (sendo que esta não foi uma época obscura como a têm “pintado”). Nesta ou noutra reencarnação, cá estaremos para ver …

1 comentário:

ZIA disse...

Também ando «maravilhada» com as novas descobertas, com tudo o que a cada dia aparece neste nosso «admirável mundo novo». Continuo a vibrar e a acreditar no ser humano, nas inúmeras capacidades que temos e só peço muita saúde e vida para «viver» tudo o que se avizinha.
Gostei muito do que escreveste.
Abraços
ZIA