domingo, 11 de janeiro de 2009

Boas Notícias 24

- Durante a cerimónia de abertura da primeira edição do programa “ The Lisbon MBA” “ que juntará as Universidades Católica e Nova de Lisboa, em parceria com os norte-americanos do MIT”, foi anunciado que Portugal gastou 1,18% do PIB em Ciência . Mais importante que isso, pela primeira vez o sector privado ultrapassou essa percentagem de investimento.
( Ciência Hoje)

- Investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, identificaram seis microalgas com elevada capacidade para produção de biodisel, com a vantagem de serem alimentadas com o dióxido de carbono emitido pelas unidades industriais. O estudo iniciou-se em Março de 2008 e, nos próximos meses, serão testados outros cinco tipos de algas já seleccionados. “Trata-se de uma excelente oportunidade económica para Portugal uma vez que as microalgas podem ser cultivadas em solos inadequados para a agricultura”.
(Ciência Hoje)

- Um grupo de investigação financiado pela União Europeia e a trabalhar em Londres, concebeu um teste online para avaliar o risco de depressão e apoiar os médicos de família nos cuidados primários. Por enquanto esta ferramenta só está disponível em inglês mas ainda este ano estará disponível em português
O coordenador nacional do estudo, Miguel Xavier, diz que, durante 2009, será discutido como este teste se poderá integrar no “Plano Nacional de Saúde Mental”.
(D.Notícias, 8/1)

- Neste Natal, as lojas IKEA entregaram, a todos os compradores de pinheiros naturais, um vale de 50% do valor da respectiva árvore. Agora, entre 5 e 12 de Janeiro, com a entrega dos pinheiros e do comprovativo de compra será possível replantá-las e fazer novas compras. O ambiente fica a ganhar com medidas como estas!
(SIC NOTÍCIAS)

- Durante todo o ano de 2009, Ano Internacional da Astronomia poderá acompanhar no «Diário Cósmico», um site http://www.cosmicdiary.org/, o dia a dia de astrónomos profissionais. Este site será alimentado por mais de 50 bloggers de 35 países, entre os quais se encontra a astrofísica portuguesa Joana Ascenso.
(Visão, 8/1)

- Abriu uma nova Livraria Buchholz, no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, ao Chiado, numa área que foi, em tempos, uma cavalariça. O espaço mantém um bonito tecto em arco, característico de alguns prédios da zona e tem um pátio dedicado ao público infantil. Estão já programadas algumas iniciativas culturais, mantendo viva a tradição da livraria alemã fundada em 1943.
(Visão, 8/1)

1 comentário:

Anónimo disse...

Gosto sempre deste espaço,das informações e das notícias de Domingo.
Boa semana,Amigas.
Abraço.
isa.