segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O ANO DO BÚFALO

Hoje é dia de Lua Nova e dia de Ano Novo para os chineses. Começa o ano 4707 que terminará a 14 de Fevereiro de 2010. Passou o Ano do Rato, começa o Ano do Búfalo ( ou do Boi). Diz-se que o Búfalo é um animal possante, paciente e disciplinado, responsável e trabalhador, perseverante e determinado. O Búfalo “traz prosperidade à vida”, e é o que se deseja em tempos de crise … Os chineses crêem que o Ano do Búfalo vai ser “ um período de privações e de muito trabalho para recuperar o planeta de uma fase difícil, ocasionada por condutas erradas dos povos” mas que as características do Búfalo são um bom augúrio.
O Ano Novo chinês, fixado segundo o calendário lunar, acontece assim há mais de 2000 anos. Os festejos começam dois dias antes do Ano Novo e prolongam-se por 15 dias, até ao Festival da Lanterna ( dia de Lua Cheia), também conhecido por “Festival da Primavera”.

Na véspera de Ano Novo oferece-se comida ao “deus das Cozinhas”, “responsável pela prosperidade familiar”. Nesse jantar, os vários pratos são todos simbólicos e destinam-se a dar sorte e felicidade : bolinhos em forma de lingotes de ouro(!); peixe que simboliza abundância e prosperidade ( o som da palavra peixe é idêntico ao de abundância – “yu”); tangerinas que dão sorte e arroz “moti” que traz prosperidade; macarrão para a vida ser longa; ostras secas com algas (“fa cai”) que, por associação de sons quer dizer “ ganhar dinheiro e tudo correr bem”. A alegria e a fartura são essenciais porque atraem a sorte e a felicidade . ( quem disse que as mensagens de “O Segredo” são novidade?!)
A mesa deve ser circular para favorecer a união e devem perdoar-se ofensas, esquecer diferenças e maus pensamentos. Se um parente querido não estiver presente deixa-se vago o lugar e é-lhe servida comida mas todos os que estão longe procuram reunir-se ao núcleo familiar.
Para quem segue a tradição, os antepassados também devem partilhar o jantar e a comida é toda preparada antes do início das comemorações “para que todos os objectos cortantes sejam escondidos, evitando-se que a boa sorte seja cortada”.
Nas portas e janelas prendem-se com fitas ou linhas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado – “ para atrair bons fluidos e proteger o lar”. Estes papéis são levados pelo vento para que o vento traga o que foi pedido. Também se podem escrever frases em tarjetas vermelhas ( fogo e sucesso), com tinta preta ( água e sabedoria). Diz um ditado popular “ quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição e é por ebulição que todas as coisas acontecem “ ( será?!).
Ainda na véspera de Ano Novo é tradição os mais velhos oferecerem aos mais novos e solteiros um envelope vermelho com dinheiro que não deve ser aberto à frente de quem oferece e nunca antes da meia-noite.
Pela noite da véspera de Ano Novo há festa : fogos de artifício ou simples queima de cartuchos de pólvora para afugentar os maus espíritos, danças do dragão e do leão, sessões de jogos de mesa ( majong ou outros). E há quem visite templos pedindo bênçãos.
No dia de Ano Novo deve usar-se roupas vermelhas ( por ser yang) ou amarelas e muita decoração vermelha, amarela ou dourada e roxa. O almoço deve ser vegetariano porque é um “ dia dedicado a homenagear os deuses do Céu e da Terra e não se deve comer ou matar animais”. Também se visitam parentes e amigos .

Qual a origem e lenda dos signos chineses?

Existe uma velha lenda Chinesa, segundo a qual Buda antes do Nirvana convidou todos os animais do seu reino para comparecerem perante ele, num determinado dia e hora. Os doze primeiros a chegar seriam os escolhidos . O primeiro a entrar foi o
Rato, seguido pelo Búfalo, o Tigre, o Coelho, o Dragão, a Serpente, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo e o Cão . Faltava um. Buda disse que lhe trouxessem o primeiro animal que avistassem em redor. Foi o Porco. Diz-se também que o macaco se atrasou na chegada porque, matreiro, estava a ver-se ultrapassado pelo gato e com uma conversa desviou –o do caminho … O macaco chegou atrasado e, os tailandeses, substituíram o coelho pelo gato …
Buda, para demonstrar a sua gratidão decidiu atribuir o nome de cada um dos animais a um ano, e as pessoas que nascem nestes anos herdam algumas das suas características.

2 comentários:

goiaba disse...

Se ainda não sabe o seu signo chinês, pode consultar a tabela em
http://www.beltron.com.br/chines/index.htm
Bom ANO NOVO

Anónimo disse...

Gostei da informação.Belíssimas imagens.
Abraço.
isa.