sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O simbolismo do 9 e o ano 2009

Li há dias a opinião de um matemático do Instituto Superior Técnico, Henrique Oliveira, sobre o simbolismo do 9.
Diz que sendo o último dos algarismos intui um fim e um princípio e estimula a renovação. É também o único cuja soma do produto dá sempre 9 :
9x1=9 ; 9x2=18 ( 1+8=9) ; 9x3=27 ( 2+7=9) … , como “uma lei do eterno retorno ou uma espécie de magia numérica” . E, claro, “ é o protagonista da prova dos 9” …
Além disso, diz Henrique Oliveira :

“É, em vários sistemas místicos, um número importante: para os cabalistas, é venerado por ser o quadrado do três; para os maçons, é o número dos iniciados; para os católicos, o múltiplo da santíssima trindade (por ser o quadrado de três, uma espécie de tripla trindade, ou o cúmulo da perfeição); para Dante Alighieri, havia nove círculos no inferno e nove esferas no céu”

Mas há mais :”São nove os meses da gestação dos seres humanos. E em muitas línguas a grafia e sonoridade da palavra que designa o algarismo é muito similar à da palavra "novo". Em português, claro, mas também em francês (neuf, neuve), em alemão (neun, neu), em espanhol e italiano (nueve e nuevo, nove e nuovo) e até em inglês, embora a similitude seja menos notória: nine, new.Já em chinês, foneticamente, o algarismo tem um som semelhante ao da palavra "duradouro", enquanto em japonês soa a "caos" ou "azar". Parece contraditório, até nos lembrarmos de que não há se calhar nada tão perene como o caos, e tão certo como o azar. “

O ano 2009 termina nesse número “mágico” mas, mais do que isso, relaciona-se com o 2 :“ Dois mais 9 dá 11, e a soma de 1+1 é dois. 2009 está mais relacionado com o 2, que é também um número muito importante por representar a dualidade humano-divino - para quem for crente -, ou o par."

E depois, reparem, 2009, “ noves fora”, é 2 !

Aí está como, a numerologia, faz esquecer o anunciado ano de crise.

Sem comentários: