domingo, 25 de janeiro de 2009

Boas Notícias 26

- Mª João Pires dará um recital, no dia 30, no Grande Auditório do CCB. Irá tocar Chopin e uma obra de Franz Liszt.
( D.Not. 21/1)

- Entre 600 a 700 diabéticos vão ter acesso a bombas de insulina grátis durante os próximos anos (estes aparelhos custam cerca de 3 mil euros cada um). A distribuição será feita em 10 hospitais do país, de acordo com prioridades – serão beneficiados os diabéticos insulino-dependentes em situação mais frágil.
O Ministério da Saúde reconhece que o nº de beneficiários é reduzido relativamente ao nº de diabéticos que precisam da bomba e por isso lança uma outra campanha: pagamento dos consumíveis (€150 mensais) a mais 200 diabéticos que, por sua iniciativa, adquiram a bomba. Está também previsto alargar o programa de atribuição de bombas a crianças e jovens.
( D.Not. 20/1)

- Portugal está no "bom caminho" para resolver problemas de abastecimento, preço e qualidade de água, segundo considera o coordenador do estudo português integrado no «Projecto AquaStress», que envolve 35 países e analisa a questão da escassez de água na Europa e países vizinhos.
(Ciência Hoje)- Decorreu no dia 22, em Óbidos, uma conferência internacional com o objectivo de ajudar empresas e municípios a atrair tecnologia e indústrias criativas aos pequenos meios urbanos.A iniciativa insere-se no âmbito de uma rede formada por seis países europeus – Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Hungria e Roménia – que pretende demonstrar que é possível atrair talentos e actividades ligadas à criatividade, aos pequenos centros urbanos.
A conferência conta com comunicações de especialistas estrangeiros que vão falar sobre espaços urbanos criativos, indústrias criativas rurais e políticas locais para a inovação.
(Ciência Hoje)

- De acordo com o "European Innovation Scoreboard 2008", divulgado no dia 22 em Bruxelas pela Comissão Europeia, Portugal subiu cinco lugares no ranking europeu da inovação, passando da 22ª posição para a 17ª posição na União Europeia (UE) a 27, tendo sido o quinto país que mais progrediu. (Ciência Hoje)
- Portugal encontra-se entre os oito países em que o número de nascimentos tem vindo a aumentar desde 1997, crescimento que se deve, em grande parte, à comunidade imigrante que se tem vindo a fixar no nosso país. A diminuição de nascimentos na Europa, segundo estudos sociológicos recentes, deve-se ao facto de os casais adiarem cada vez mais o momento de constituir família, em detrimento de carreiras profissionais muito exigentes e, também, por questões de insegurança laboral.
(Lusa)- Portugal vai ser o primeiro país no mundo a disponibilizar uma aplicação informática gratuita destinada às crianças a partir dos seis anos, que lhes vai permitir criar objectos animados e desenvolver o raciocínio lógico. O «Scratch» será distribuído através do novo Sapo Kids e é o resultado do trabalho de equipa entre a PT Inovação, a Sapo e o MIT Media Lab.
(Lusa)
- Portugal foi, esta semana, distinguido, a nível europeu, em Bruxelas, pela Associação Europeia Contra o Cancro do Colo do Útero, pelo trabalho desenvolvido na prevenção desta doença, tendo o Alentejo recebido um prémio pelo programa de rastreio que decorre desde o início de 2008 naquela região.
A presidente da ARS Alentejo, Rosa Matos, referiu que este prémio é, acima de tudo, «uma vitória das cerca de 20 mil que já foram rastreadas» e congratulou-se pelos casos que, tendo sido detectados atempadamente, puderam ser tratados e curados.
(Diário Digital)

Sem comentários: