terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O 44º Presidente dos Estados Unidos

O dia 20 de Janeiro de 2009 ficará para a História como o da tomada de posse de Barack Obama , o primeiro presidente afro americano mas sobretudo, um homem que traz Esperança à Humanidade.
Espero que seja um Presidente lúcido, honesto nos seus propósitos, que dignifique o povo que o elegeu e todos os que nele confiam, que contribua para a Paz, que saiba tomar decisões ajustadas ao crescimento económico do seu país, que credibilize a política externa norte americana e que não se deixe corromper – nem pelo poder, nem pelos lobis de qualquer espécie.

Ofereceram-me o livro que escreveu: “A minha Herança”. Sinceramente não o teria comprado, mas gostei muito de o ler. Foi escrito em 1995, longe de pensar no que o futuro lhe traria. É o livro de quem procura uma identidade, de quem analisa com muito sentido crítico e sabedoria os comportamentos humanos e as diferenças culturais, de quem sabe aprender com os seus erros e não os esconde debaixo do tapete, de quem conhece o seu valor e reconhece o valor dos outros. É também um livro que permite “aos brancos” uma boa reflexão sobre a vivência dos negros no Ocidente e nos seus países de origem - e mesmo para os que temos convicção e postura não racista, há muito a aprender!
Depois também é bom sentir como é importante a educação e os valores que nos transmitem, palavras ditas e exemplos de vida. Transcrevo um parágrafo de uma conversa da mãe com Barack, ainda na Indonésia, preocupada com a sua educação e com “maus” exemplos do meio em que estava a crescer.

“ Se quiseres tornar-te um ser humano, vais precisar de alguns valores :
Honestidade – Lolo não devia ter escondido o frigorífico na arrecadação, quando os fiscais das finanças foram lá a casa, apesar de todos, nomeadamente os funcionários das finanças, estarem à espera de coisas como essa. Justiça - os pais dos alunos mais ricos não deviam dar televisores aos professores e os seus filhos não deveriam orgulhar-se das notas mais altas que pudessem ter recebido. Franqueza – se não gostaste da camisa que te dei no teu aniversário, devias tê-lo dito de forma delicada em vez de a enrolar e atirar para o fundo do armário. Independência de opiniões – só porque as outras crianças se metem com o pobre rapaz por causa do seu corte de cabelo, isso não significa que também tenhas de o fazer. “ …

Os EUA têm a partir de hoje, um Presidente de que nos podemos orgulhar. Que tanta fé num Homem não seja demais!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Que Deus o proteja.Que os homens o
deixem governar!
Vou ler o livro.Vou comprá-lo.
Abracinho.
isa.

Anónimo disse...

E eu acredito! E tenho FÉ!
Já agora: acabei de saber q.a Maria nasce 3ª,dia 27/01/2009!!!!!!
Se Deus quiser!
Abracinho.
isa.

Teodoro disse...

Pode ser interessante mesmo ler o livro para entendê-lo melhor neste momento. Vou falar para mami. Um beijo!