Por ter tido sempre o meu tempo super ocupado, senti passarem-me ao lado oportunidades que não pude aproveitar convenientemente e fui fazendo as aprendizagens essenciais ao melhor desempenho profissional mas, a maior parte das vezes, não eram as que mais me fascinavam.
Os últimos anos de ensino trouxeram-me muito desencanto, muita frustração, muita tristeza, mesmo! Tive, provavelmente, salvo raríssimas excepções, os piores e mais desinteressados alunos de sempre. Saí aliviada por não ter de continuar a pactuar com o facilitismo vigente, com um nível cultural muito baixo, com uma crescente indisciplina, com uma total ausência de valores, com uma futilidade instalada a que nem as mais inovadoras pedagogias conseguiam resistir.
Livre dessas amarras, eu senti o apelo de coisas novas ou simplesmente eternamente adiadas. Os primeiros tempos foram de um certo marasmo, de um dolce far niente, dum carpe diem, sem regras, tempos, metas…
Depois, começou a organização do caos e, neste segundo ano de vida nova, já está tudo mais sereno e foi possível concretizar mais um sonho – poder experimentar algumas técnicas de expressão visual…
Que emoção! Que coisa tão estranha! Parecia impossível de realizar, assim sem medo do ridículo, sem críticas destrutivas, sem que me dissessem “não podes fazer, não sabes, não é assim…” Essas eram as marcas que eu trazia dos meus tempos de infância e juventude, enquanto aluna, a quem nunca foi dada a oportunidade de Tentar… Ou se tinha o tão badalado e misterioso jeito, habilidade natural ou, então… era-se mesmo um zero à esquerda! E eu via o que outros faziam, e eu via exposições, e eu aprendia, sobretudo com a minha mãe, a apreciar o belo, o harmonioso, as diferentes formas de arte.
Pois agora faço parte de um grupo que, sob as orientações da Lis, dá os primeiros passos nesse mundo da expressão criativa. E é com muita vontade, com muita garra, com muita emoção que de uma folha em branco, após algumas pinceladas, muita cor, muito esforço e concentração, eu vejo surgirem formas, linhas, luz, sombra, mais claro, mais escuro e me entrego ao prazer de criar, de descobrir materiais e de brincar com tudo isso.
Estou a APRENDER, como eu tanto desejei! Obrigada à professora e à amiga!




- Centenas de pessoas estão a transformar as suas hortas tornando-as biológicas e mostram interesse por esse tipo de cultivo. Desde Outubro de 2008, altura em que a Fundação BioLogica, sediada na Maia, promoveu o primeiro curso «BioHorta» – criação de uma horta biológica –, muitas pessoas passaram por esta formação e estão a cultivar os seus terrenos segundo o modo de produção biológica.
- Um mosaico romano, de grandes dimensões e único na Península Ibérica foi descoberto durante os trabalhos de arqueologia que decorrem na cidade romana Abelterium, em Alter do Chão. A descoberta é muito importante pois remonta ao século IV e foi descoberta numa casa que terá pertencido a um “aristocrata ou político”, revelando na parte central a figura da Medusa.

- Investigadores da Universidade de Coimbra estão a desenvolver uma alternativa à insulina que permitirá a sua ingestão oral pelos diabéticos. O medicamento será produzido a partir do vanádio que imita os efeitos da insulina.
- Numa cerimónia realizada no Parlamento Europeu, 350 autarcas europeus assinaram um acordo com o compromisso de reduzir em 20% as emissões de CO2 até 2020. Entre essas 350 cidades, sete são portuguesas: Porto, Lisboa, Vila Nova de Gaia, Ferreira do Alentejo, Guarda, Cascais, e Aveiro.
- Os 200 anos sobre o nascimento de Charles Darwin e os 150 da publicação da sua teoria sobre a evolução das espécies, estão a ser comemorados pela Fundação Gulbenkian, com a maior exposição do mundo sobre o tema.
- A Universidade de Coimbra é a 14ª universidade europeia com maior visibilidade e presença na Internet e a 43ª no mundo, segundo o mais recente ranking do International Education Directory of Colleges and Universities.
- Eco-Escolas Portuguesas recolhem electrodomésticos que deixaram de funcionar, integradas no recente programa “Geração Depositrão” que tem como objectivo abranger cerca de 500 escolas básicas transformando-as em pontos de recolha de pequenos electrodomésticos em fim de vida. É de pequenino que se criam bons hábitos ambientais.
- Gastão Cruz venceu, ontem, o Prémio Literário Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros, ao ver distinguido, por unanimidade do júri, na sessão inaugural do encontro Correntes d´Escritas, a sua obra “A Moeda do Tempo”.

- A actriz portuguesa Sofia Escobar, natural de Guimarães e de 28 anos de idade, é candidata ao título de melhor Actriz de Teatro Musical em Inglaterra, pela sua representação de “Maria”, na peça West Side Story.
- Perto da Praça das Flores, em Lisboa, numa altura em que muitas editoras consideram a Poesia um “produto” de fraca tiragem, a Livraria Poesia Incompleta abriu as portas e oferece ao público muitas edições raras, antologias em várias línguas, edições de autor, poetas da antiguidade e muitas relíquias. É um espaço aconchegante, tem uma óptima selecção de obras e nem sequer falta um convidativo sofá sempre à espera de uma boa conversa ou partilha de sugestões de leitura.
- Todos os primeiros sábados de cada mês, entre as 16h e as 20h, na Junta de Freguesia de S. Nicolau, rua da Prata, nº 59, 1º, decorre um workshop curioso, organizado pela Oficina de Cozinha Justa, em que se pode aprender a cozinhar com produtos biológicos e com produtos provenientes do comércio justo, sem fins lucrativos. A Oficina é organizada por temas e o objectivo principal consiste na divulgação de formas de alimentação mais saudável. Nessas refeições são utilizados ingredientes oriundos de um sistema em que não se recorre ao trabalho infantil, onde as mulheres e os homens têm direitos iguais e em que a comunidade beneficia de um prémio para investir no seu desenvolvimento, ajudando assim a combater a pobreza.
-Um dos nomes portugueses mais prestigiados na área da ecologia e ambiente, Miguel Bastos Araújo, foi eleito titular da primeira cátedra financiada por privados no nosso País,a cátedra Rui Nabeiro na Universidade de Évora, podendo vir a ser um modelo para as cátedras desta natureza no nosso país. Segundo Miguel bastos Araújo as actividades serão as de promoção da investigação em biodiversidade e alterações globais, formação avançada em ecologia (ambiente e evolução e divulgação) junto dos estudantes mas também do grande público, de forma que a Universidade de Évora venha a ser uma referência nacional para nas áreas descritas .
- Um robot "português" vai ensinar e jogar xadrez com humanos, adaptando-se ao nível de competição do adversário e mostrando emoções e expressões faciais durante a prova. A ideia é ser um verdadeiro "companheiro" de jogo interactivo.
- Um investigador português identificou um mecanismo molecular de formação de de miomas, definindo assim um novo alvo para tratamentos que evitariam cirurgias.Nuno Raimundo é estudante de doutoramento na Universidade de Helsínquia (Finlândia), e o estudo foi divulgado na edição online da Oncogene, a revista do grupo Nature especializada em cancro. 