segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Galileu Galilei

Nasceu a 15 de Fevereiro de 1564 em Pisa e é conhecido por ter defendido a teoria heliocêntrica apresentada por Copérnico,que se opunha ao modelo geocêntrico que fazia da Terra o centro do Universo conhecido.
Chegar à conclusão de que os planetas se deslocavam à volta do Sol foi consequência de ter sido o primeiro astrónomo a olhar o céu através de instrumentos ópticos, de os ter aperfeiçoado e de muitos anos de trabalho e observação. Mas também se deve a Galileu a descoberta de muitas estrelas na região das Plêiades e na constelação Orion , das manchas solares, das montanhas da Lua e a descoberta de 4 luas de Júpiter. Foi esta observação que deu consistência à teoria heliocêntrica : se as luas de Júpiter giravam à sua volta, a Lua também podia girar á volta da Terra sem que esta deixasse de girar à volta do Sol ( uma das dúvidas postas por Copérnico). Também identificou as fases de Vénus e isso foi mais um reforço à teoria heliocêntrica: se o Sol e Vénus girassem à volta da Terra poder-se-ia ver Vénus a qualquer hora da noite e do mesmo tamanho, coisa que não acontece.
Como outros sábios do seu tempo, foi também físico, matemático e filósofo e, sobretudo, contribuiu para o desenvolvimento do método científico.

Ser inovador acarreta riscos … A Inquisição declarou a teoria heliocêntrica herética e o livro de Copérnico sobre o tema foi incluído no Index. Era proibido defender que o Sol era o centro do Universo e não a Terra mas nada impedia que pudesse ser considerada uma hipótese matemática !
Galileu compareceu perante o Tribunal do Santo Ofício, não convenceu nem foi convencido, foi proibido de divulgar as suas ideias e de as ensinar mas podia continuar a investigação … Mais tarde foi-lhe mesmo sugerido que escrevesse sobre as duas teorias defendendo-as por igual !
O livro foi escrito mas não agradou ao Papa.
Galileu acabou por ser julgado e condenado a negar publicamente as suas ideias e os seus livros incluídos no Index ( e publicados depois nos Países Baixos onde o protestantismo era dominante). Ficou célebre a frase que terá dito à saída do tribunal, depois de, no seu interior, ter negado o movimento da Terra à volta do Sol : “ Contudo ela move-se! “. Não chega a ser preso, “fica retido” em casa. Continua a observar, a escrever e a publicar ( na Holanda).

Só foi absolvido no séc.XX depois da revisão do seu processo!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem q. trouxeram este HOMEM q. tanto admiro e respeito.
Hoje é fácil insistir na nossa razão.Mas naquela época...
Abracinhos.
isa.

Rosa dos Ventos disse...

Caríssimas
Por ter mudado de computador e, por não terem sido suficientemente eficientes na tyransferência de dados, perdi muitos blogues que vou encontrando por aqui e por ali.
Embora a Goiaba já tivesse entrado no Ventanias não lhe descobri o perfil, porque não procurava Marquesices.
Muito gosto pela visita, quanto ao nosso calão, infelizmente, sou pouco versada.
Vou atinando com algumas palavras...
O primo é realmente de cinco estrelas, não só pela veia artística mas sobretudo pelo carácter!

Abraço