sábado, 14 de fevereiro de 2009

Lucinda Atalaia


No dia 1 de Fevereiro morreu Lucinda Atalaia. Tinha 79 anos. Porque tenho andado sem ver noticiários, só ontem soube da sua morte.

Lucinda Atalaia foi uma referência para a educação infantil e inspirou algumas práticas pedagógicas para gente de todas as idades. Dirigiu o Jardim-Escola João de Deus de 1951 a 1954 e fundou depois o Jardim-Escola Pestalozzi cuja divisa era e é : “ Uma escola para a Independência e para a Responsabilidade”.
Lucinda Atalaia defendia os princípios humanistas de Johann Pestalozzi ( 1746-1827) que, reagindo ao ensino da época e no quadro de todo o movimento da “Escola Nova”, defendeu uma “pedagogia activa, centrada na comunicação , no reconhecimento e respeito pela individualidade e expressão livre de cada criança, na sua relação com o meio envolvente e na colaboração com os pais”.
Com Lucinda Atalaia trabalharam Rui Grácio, João dos Santos e Agostinho da Silva – entre outros.
Sem questionar os princípios de Pestalozzi, discutimos algumas vezes a capacidade das crianças depois do 1º ciclo, se adaptarem às escolas “normais” que tinham de integrar. Com essas “discussões” aprendi sempre mais alguma coisa. Desse tempo, recordo a Zuleica … chegou ao 5º ano indomável, “bicho do mato”, com tantas dificuldades para seguir o currículo geral … Hoje é uma mulher valente. Quem sabe o que a fez a mulher que é.

1 comentário:

ZIA disse...

Só conheci a Lucinda Atalaia através de colegas que com ela privaram ou trabalharam mas sempre a admirei muito, pela coragem que têm as pessoas que conseguem assumir a diferença e lutar por ideais em que acreditam uma vida inteira.
Mas conheci e ainda hoje falo com a Zuleica quando a encontro. E a diferença que faz e como cresceu bem. De tanta coisa que já conversei com ela tenho sempre presente uma coisa que me disse numa tarde de Outono, fria e chuvosa, enquanto ambas esperávamos o autocarro que nos traria ao bairro. E foi maravilhoso falar sobre o filho que, na altura tinha seis anos, por quem ela faz todos os sacrifícios para que tenha um futuro melhor e o orgulho que ela sente por o filho ser já uma promessa no xadrez infantil! Que óptimos resultados de tudo quanto recebeu!
Abraço
ZIA