domingo, 22 de fevereiro de 2009

Boas Notícias 30


- Centenas de pessoas estão a transformar as suas hortas tornando-as biológicas e mostram interesse por esse tipo de cultivo. Desde Outubro de 2008, altura em que a Fundação BioLogica, sediada na Maia, promoveu o primeiro curso «BioHorta» – criação de uma horta biológica –, muitas pessoas passaram por esta formação e estão a cultivar os seus terrenos segundo o modo de produção biológica.
O curso tem-se realizado em várias cidades do país - Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Aveiro, Sintra, Leiria, entre outras - e tem como objectivo promover a agricultura biológica em Portugal e a bio-economia.
(Ciência Hoje)
- Sofia Escobar, depois de ter sido nomeada por um júri, altamente exigente, foi eleita, em Londres, Melhor Actriz de Teatro Musical, pelo seu papel no espectáculo West Side Story.

- Um mosaico romano, de grandes dimensões e único na Península Ibérica foi descoberto durante os trabalhos de arqueologia que decorrem na cidade romana Abelterium, em Alter do Chão. A descoberta é muito importante pois remonta ao século IV e foi descoberta numa casa que terá pertencido a um “aristocrata ou político”, revelando na parte central a figura da Medusa.
(Lusa 19/02)


- Almada é a única cidade portuguesa no lote das três finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2009. A cidade compete agora com duas capitais europeias, Budapeste, capital da Hungria e Zagreb, capital da Croácia, numa iniciativa que procura realçar o esforço das cidades europeias na promoção de uma mobilidade mais sustentável.
(Diário Digital 18/02)

- Acaba de nascer a primeira cerâmica fotovoltaica fabricada em Portugal. Com este projecto, a que se associou a Solar Tiles, pretende-se contribuir para um novo tipo de arquitectura de edifícios, que inclua o eco-design, fachadas e coberturas, numa perspectiva de novos produtos cerâmicos multifuncionais, em que se conjugam as funções estéticas (de um revestimento comum), com as funções técnicas de produção de energia, por forma a promover a sustentabilidade na construção. Mais uma vez, a equipa de Rodrigo Martins e Elisabete Fortunato viram os seus esforços e inovação reconhecidos.
(Visão19/02)

1 comentário:

Anónimo disse...

Que bom entrar num espaço q.dá boas
notícias!!
Fica-se bem disposto!
Beijo.
isa.