domingo, 8 de fevereiro de 2009

BOAS NOTÍCIAS 28


- A actriz portuguesa Sofia Escobar, natural de Guimarães e de 28 anos de idade, é candidata ao título de melhor Actriz de Teatro Musical em Inglaterra, pela sua representação de “Maria”, na peça West Side Story.
A nomeação foi feita por um conjunto de críticos musicais e a eleição é organizada pelo portal de espectáculos britânico
http://www.whatsonstage.com/. A vencedora do galardão será conhecida a 8 de Março, na capital britânica.
A actriz que se mudou para Londres para estudar canto, já anteriormente se tinha distinguido no papel de Christine do famoso “Fantasma da Ópera”.
(Jornal de Notícias, 4/02) - Perto da Praça das Flores, em Lisboa, numa altura em que muitas editoras consideram a Poesia um “produto” de fraca tiragem, a Livraria Poesia Incompleta abriu as portas e oferece ao público muitas edições raras, antologias em várias línguas, edições de autor, poetas da antiguidade e muitas relíquias. É um espaço aconchegante, tem uma óptima selecção de obras e nem sequer falta um convidativo sofá sempre à espera de uma boa conversa ou partilha de sugestões de leitura.
(TimeIOut, 4/02) - Todos os primeiros sábados de cada mês, entre as 16h e as 20h, na Junta de Freguesia de S. Nicolau, rua da Prata, nº 59, 1º, decorre um workshop curioso, organizado pela Oficina de Cozinha Justa, em que se pode aprender a cozinhar com produtos biológicos e com produtos provenientes do comércio justo, sem fins lucrativos. A Oficina é organizada por temas e o objectivo principal consiste na divulgação de formas de alimentação mais saudável. Nessas refeições são utilizados ingredientes oriundos de um sistema em que não se recorre ao trabalho infantil, onde as mulheres e os homens têm direitos iguais e em que a comunidade beneficia de um prémio para investir no seu desenvolvimento, ajudando assim a combater a pobreza.
(TimeIOut, 4/02)
-Um dos nomes portugueses mais prestigiados na área da ecologia e ambiente, Miguel Bastos Araújo, foi eleito titular da primeira cátedra financiada por privados no nosso País,a cátedra Rui Nabeiro na Universidade de Évora, podendo vir a ser um modelo para as cátedras desta natureza no nosso país. Segundo Miguel bastos Araújo as actividades serão as de promoção da investigação em biodiversidade e alterações globais, formação avançada em ecologia (ambiente e evolução e divulgação) junto dos estudantes mas também do grande público, de forma que a Universidade de Évora venha a ser uma referência nacional para nas áreas descritas .
( Ciência Hoje)
- Um robot "português" vai ensinar e jogar xadrez com humanos, adaptando-se ao nível de competição do adversário e mostrando emoções e expressões faciais durante a prova. A ideia é ser um verdadeiro "companheiro" de jogo interactivo.
O projecto está a ser desenvolvido no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, do Instituto Superior Técnico.
( Ciência Hoje)


- O bailarino Telmo Monteiro de 17 anos foi um dos vencedores do 37º Prix de Lausanne . Em 2007 tinha recebido o prémio de Melhor Jovem Bailarino Europeu.
(Visão 5/2)

- Um investigador português identificou um mecanismo molecular de formação de de miomas, definindo assim um novo alvo para tratamentos que evitariam cirurgias.Nuno Raimundo é estudante de doutoramento na Universidade de Helsínquia (Finlândia), e o estudo foi divulgado na edição online da Oncogene, a revista do grupo Nature especializada em cancro.
( Ciência Hoje)
- Já é possível fazer viagens virtuais ao fundo dos mares e a Marte através da nova versão do Google Earth. O servidor permitirá ainda a partilha de imagens, vídeo ou foto feitas pelos próprios utilizadores, segundo explicou Inês Gonçalves, directora de marketing da sucursal portuguesa.
( Visão 5/2)

1 comentário:

Anónimo disse...

K bom,chegar aqui e ter "Boas Notícias",coisas agradáveis de ler,saber e conhecer.
Abracinho.
isa.