domingo, 1 de fevereiro de 2009

BOAS NOTÍCIAS 27


- Num bairro de Coimbra ( Bairro do Ingote) é um sucesso a transformação de um antigo matagal em hortas, divididas e tratadas por 25 moradores. É um projecto da Câmara Municipal em colaboração com a Escola Superior Agrária de Coruche.
( D.Not. 26/1)- O “Jornal de letras” comemorou no dia 28 de Janeiro a sua edição 1000. O primeiro número saiu a 3 de Março de 1981, com periodicidade quinzenal. Passou depois a semanal até 1994 e desde então voltou a ser um jornal quinzenal.
( D.Not. 29/1)

- O Serviço de Consulta Psicológica e Desenvolvimento Humano da Universidade do Minho (UM) iniciou um serviço de consultas gratuitas dirigidas a idosos que se julguem vítimas de maus-tratos e/ou negligência.A Escola de Psicologia adiantou que o serviço agora lançado "apoia pessoas idosas vítimas de maus-tratos num ambiente seguro de consulta e obtém dados que permitam compreender as causas e as consequências do abuso e da negligência às pessoas idosas".
( Ciência Hoje)
- Uma Academia Microsoft vai instalar-se na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco . A iniciativa surge no âmbito do projecto”Academias da Agência para a Sociedade do Conhecimento” e visa a criação de espaços para formação em Tecnologias de Informação e Comunicação, tanto profissionalizante como na óptica do utilizador.
Os formadores da academia serão docentes da Escola Superior de Tecnologia certificados pela
Microsoft.
(Ciência Hoje) - O público do Centro Cultural de Belém (CCB) aumentou dez por cento em 2008, ascendendo a um total de 155 mil pessoas que usufruíram dos espectáculos da programação, segundo os últimos dados do conselho de administração. Em 2008, o CCB vendeu um total de 124 mil bilhetes para os espectáculos, aos quais se somaram 31 mil distribuídos como convites em contrapartidas aos patrocinadores, num total de 155 mil bilhetes emitidos. Além destes, mais de 90 mil pessoas passaram pelo centro cultural para congressos ou reuniões.
(D.Digital 30/1)
- O Museu do Oriente vai inaugurar a 6 de Fevereiro, em colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal, a exposição «Na ponta dos dedos», dirigida a invisuais, assinalando o ano em que se comemora o bicentenário de Louis Braille. A exposição contará com 30 obras provenientes da Ásia, incluindo marionetas, esculturas, trajes, brinquedos, instrumentos musicais, objectos rituais e máscaras, entre outros, segundo o divulgado em comunicado. Um breve texto introdutório e legendas para os objectos expostos estarão disponíveis em Braille.
A mostra estará patente até dia 4 de Março, das 10:00 às 18:00 horas (excepto às sextas-feiras, em que encerra às 22:00 horas). A entrada é gratuita.
(D.Digital 30/1)

Sem comentários: